O Rio Grande do Sul teve neste sábado o 11º dia no ano com registro de temperatura mínima negativa. A informação é da Meteorologia Sul (MetSul). Conforme boletim divulgado, é provável que antes do dia 20 de junho - início do inverno - seja alcançado o número de dias com marcas abaixo de zero de todo ano passado, que chegou a 15. Em Passo Fundo, a temperatura mínima deste sábado foi de 2,9°C. Soledade foi quem registrou temperatura negativa: os termômetros chegaram a marcar 0,9°C.
Por isso, a previsão é que os próximos dias sejam gelados em todo estado. "Enfatizamos que no decorrer da semana que está começando o frio se intensificará ainda mais no Rio Grande do Sul com anotações de marcas negativas ou perto de 0ºC na grande maioria das cidades do Estado, inclusive da Grande Porto Alegre", destacou a entidade.
As temperaturas baixas agem por causa do ar mais seco e gelado que tomará conta do território gaúcho, o que deve proporcionar jornadas de noites geladas, com formação de geada generalizada. "Na segunda metade da semana que começa (9/6 a 11/6), a temperatura deve cair a valores entre 1ºC e 3ºC na região metropolitana de Porto Alegre e a 3ºC a 5ºC negativos nos Campos de Cima da Serra. Prepare-se para enfrentar alguns dos dias mais frios deste ano", concluiu o boletim.