Ministro anuncia recursos para recuperação do Museu das Missões

Em 24 de abril passado, o museu foi atingido por um forte temporal, danificando sua estrutura e acervo.

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O ministro da Cultura, Marcelo Calero, anunciou a liberação de R$ 1,5 milhão para a recuperação do Museu das Missões, em São Miguel das Missões. A informação foi passada ao secretário da Cultura em exercício, André Kryszczun, durante reunão nesse sábado, quando participaram da mostra 'Arte moderna na coleção da Fundação Edson Queiroz', na Fundação Iberê Camargo. 

Em 24 de abril passado, o museu foi atingido por um forte temporal, danificando sua estrutura e acervo. Com os recursos, terá início o trabalho de recuperação deste importante espaço de cultura, localizado no Rio Grande do Sul. 

Os recursos serão utilizados em projetos de reorganização, conservação e restauração do acervo afetado. Todo o acervo do museu, composto de 98 esculturas missioneiras, foi afetado pela umidade e por quedas causadas pelo forte vento que atingiu o Pavilhão Lúcio Costa. Trinta por cento das peças foram danificadas por mutilações de membros e cabeças, perfurações por material de construção (vidros, telhas), achatamentos, absorção de água, deslocamento da policromia, rachaduras e perdas de fragmentos. 

O museu 
O Museu das Missões foi criado em 8 de março de 1940 para reunir e conservar as obras de arte ou de valor histórico relacionadas com os Sete Povos das Missões Orientais, fundados pela Companhia de Jesus na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. 

Projetado pelo arquiteto Lucio Costa, o Museu das Missões foi o primeiro no mundo edificado para tratar do tema 'Missões'. Somente alguns anos depois outros países, como Argentina e Paraguai, construíram museus que também estavam voltados para esta temática. O Museu das Missões reúne a maior coleção pública de imagens missioneiras do Mercosul. As três salas de exposição do Pavilhão Lucio Costa apresentam 81 imagens do período.

Gostou? Compartilhe