Embalagens vazias poderão ser entregues

Cronograma de recolhimento da Prefeitura se inicia no próximo mês e passará pelas comunidades do interior

Por
· 1 min de leitura
95% das embalagens podem ser recicladas95% das embalagens podem ser recicladas
95% das embalagens podem ser recicladas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O cronograma de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos se inicia no próximo mês. A campanha é realizada conjuntamente entre a Prefeitura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Cinbalagens e Produtécnica. Para fazer a entrega das embalagens, os produtores devem ter procedido com a tríplice lavagem. Além disso, as embalagens limpas devem estar furadas e separadas daquelas que ainda não passaram pela lavagem. Outra orientação é para que as tampas também estejam separadas. No dia da entrega, é preciso levar ainda o Bloco modelo XV (bloco do produtor).

Conforme informações da Secretaria do Interior, a estimativa é de que cerca de 17 mil embalagens sejam recolhidas durante a campanha em Passo Fundo. No entanto, o número pode oscilar, tendo em vista que alguns produtores fazem a entrega diretamente no posto de recolhimento.

Tríplice lavagem
Conforme informações do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), para proceder a lavagem correta das embalagens de agrotóxicos os produtores devem esvaziar as embalagens completamente dentro do tanque pulverizados. Após, encher um quarto da embalagem com água limpa, tampar e agitá-la por 30 segundos. A água deve ser então colocada dentro do pulverizador novamente. Esse procedimento deve ser feito por três vezes. Por final, as embalagens devem ser inutilizadas, furando-se o fundo delas.

Lavagem sob pressão
Outro método para realizar a limpeza das embalagens é a lavagem sob pressão, sistema integrado ao pulverizador. Este equipamento utiliza a própria bomba do equipamento para gerar a pressão para o bico de lavagem. A água limpa utilizada para lavagem das embalagens é captada pela bomba do pulverizador de um tanque extra que pode ou não estar integrado ao equipamento.

Nesse procedimento, devem ser observados os seguintes passos: após o esvaziamento da embalagem, encaixá-la no funil instalado no pulverizador; acionar o mecanismo para liberar o jato de água limpa; direcionar o jato de água para todas as paredes internas da embalagem por 30 segundos; transferir a água de lavagem para o interior do tanque do pulverizador; inutilizar a embalagem perfurando o fundo.

Segundo o Inpev, 95% das embalagens vazias de defensivos agrícolas colocadas no mercado são as do tipo lavável e podem ser recicladas, desde que corretamente limpas no momento de uso do produto no campo. Os 5% restantes são representados pelas embalagens não laváveis.

Pontos de recolhimento
O recolhimento ocorrerá em Pulador, Burro Preto, Bela Vista, Santa Gema, Santo Antônio do Capinzal, Nossa Senhora das Graças, São Valentim, Vila Rosso, São Braz, Assentamento Bom Recreio, e Santa Terezinha. As datas, horários e locais de entrega das embalagens podem ser consultados diretamente com a Secretaria do Interior pelo telefone 3311-1193.

Gostou? Compartilhe