Estudo avalia nível e desigualdade do aprendizado escolar no Rio Grande do Sul

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O Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), apresenta uma mensuração por amostragem, em larga escala e externa às escolas, do desempenho dos alunos dos ensinos Fundamental e Médio, em toda a rede escolar. Marcos Vinicio Wink Junior, pesquisador da Fundação de Economia e Estatística, analisa na Carta de Conjuntura FEE de julho que, "embora o SAEB se proponha a avaliar tanto o nível como a equidade do aprendizado individual, pouca ou nenhuma atenção tem-se dado a esse segundo objetivo".

Para o pesquisador, "certamente, analisar a proficiência dos alunos, principalmente em anos iniciais do Ensino Fundamental, é imprescindível, mas a desigualdade educacional também deve servir de propósito de políticas públicas, de modo a evitar o círculo vicioso perverso de reprodução de desigualdade social", destaca Marcos Vinicio Wink Junior. Os mapas abaixo apresentam um comparativo por microrregiões no Rio Grande do Sul.

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