Mais de 170 pessoas, em sua maioria agricultores, participaram do Dia de Campo sobre Armazenagem de Grãos na Propriedade, realizado no município de Casca. A realização foi dos Escritórios Municipais da Emater/RS-Ascar de Casca e de São Domingos do Sul e contou com a participação de 12 municípios da região. O evento foi dividido em dois momentos, na parte da manhã, palestras no salão comunitário da Linha 16, e na parte da tarde, estações de campo na propriedade da família de Luiz Carlos Trevisan.
O engenheiro agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar de Lajeado, Ricardo Martins, palestrou sobre os aspectos construtivos e manejo de silos alvenaria modelo-Emater, e sobre qualidade da alimentação dos animais. “Em termos de mecanização, temos que olhar para frente, porque não há mais mão-de-obra nas pequenas propriedades. Mas na questão alimentar, nós temos que olhar para traz. Hoje muitos dos nossos produtos estão contaminados por agrotóxicos e pela combustão da madeira em casos de secadores que usam esse sistema”, analisa. Entre as principais vantagens dos silos secadores, destacadas pelo agrônomo, estão a qualidade dos grãos, a redução de taxas de secagem e armazenagem, a extinção da necessidade de frete, a fácil construção e o baixo custo. Ainda na parte da manhã, o representante do Sicredi, Luís Fernando Pagnussat, apresentou o Plano Safra 2016/2017.
Durante a tarde, e divididos em estações, foram abordados os tema do controle de pragas em silo secador, uso de grãos armazenados na nutrição de bovinos de leite, energia solar fotovoltaica, saneamento básico e sucessão familiar. O agricultor de Vanini, Ari Bogoni, que veio atrás de informações para a construção do silo, saiu satisfeito. “Valeu muito a pena. Tudo foi interessante. Estou com ideia de fazer armazenagem na propriedade e estou levando informações e agora vamos ver os custos”, disse.
Na estação sobre manejo de pragas, o representante da GPD VetQuímica, Marcelo Rossetto, apresentou alguns tipos de tratamento possíveis de se fazer nos silos secadores modelo-Emater, como o com terra de diatomácea e expurgo, e ressaltou a importância da limpeza dos silos. “80% do controle de pragas é através da limpeza”, destacou. O uso de grãos armazenados para a nutrição dos bovinos de leite foi apresentado pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Adilson Rezende, e pelo representante da Mig Plus, Rubem Frosi. Eles falaram sobre a importância do planejamento forrageiro e do equilíbrio nutricional para os animais.
Sucessão rural familiar foi apresentada pelo extensionista Social, Gilso Fanton e pela técnica em agropecuária, Edivane Ferro, ambos da Emater/RS-Ascar, juntamente com a agricultora e anfitriã do evento, Marinês Trevizan. Na oportunidade, eles explicaram a importância de se falar e pensar sobre a sucessão. “A agricultura é o único lugar que os filhos podem herdar o emprego”, disse Marinês, que tem três filhos, de 16, 21 e 23 anos e todos estão estudando na área das Ciências Agrárias. Também nesta estação os extensionistas apresentaram o Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar.
Tratamento de desejos, de águas servidas, de destino adequado do lixo foi tema da estação apresentada pelas extensionistas sociais da Emater/RS-Ascar, Simone Busnello Durante e Sônia de Oliveira. Elas ressaltaram a necessidade desses tratamentos para a redução da contaminação. “85% das doenças humanas são de veiculação hídrica”, frisaram.
Outra estação que atraiu os participantes foi a da energia solar fotovoltaica, apresentada pelo engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Maurício Dalla’Acqua. Ele falou sobre as possibilidades de instalação nas propriedades, os impactos econômicos, sociais e ambientais. Entre as vantagens estão a redução do custo de produção e da pressão sobre os recursos naturais renováveis, e a melhoria da qualidade da energia elétrica na rede local, entre outras. DallaAcqua disse que há crédito rural para essa finalidade e os interessados podem procurar informações nos escritórios da Emater/RS-Ascar.
Dia de Campo sobre Armazenagem de Grãos reúne agricultores da região em Casca
· 2 min de leitura