A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul segue monitorando e auxiliando os municípios atingidos pelo evento climático que atua desde o último sábado (15) no estado. Em parceria com a Sala de Situação, avisos para áreas de risco estão sendo emitidos em tempo real pelos coordenadores regionais, site, grupos e redes sociais.
Todas as regiões do Rio Grande do Sul foram atingidas e registram pelo menos algum tipo de dano em decorrência da chuva forte, ventos ou queda de granizo. Até a manhã desta terça-feira (18) são 44 localidades e cerca de 1,2 mil residências afetadas. Ao todo, 85 famílias estão em abrigos distribuídos por São Sebastião do Caí, Nova Petrópolis, Cachoeira do Sul e Parobé.
A previsão da continuidade da precipitação até esta quinta-feira (20) indica que estes números podem aumentar. Os níveis dos rios, conforme informações dos meteorologistas da Sala de Situação, devem continuar a subir pelo menos até o próximo sábado (22).
A prioridade atual é dar assistência às comunidades atingidas. Por isso, as equipes regionais estão nos municípios atingidos para prestar todo o auxílio necessário. O processo de Situação de Emergência é uma etapa posterior a de socorro, mas os coordenadores já emitem laudos e fazem levantamentos junto das coordenadorias municipais de Defesa Civil.