Erechim e região tem 46% das rodovias em recuperação concluídas

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Na ERS-467, as obras atingirão 23,9 kmNa ERS-467, as obras atingirão 23,9 km
Na ERS-467, as obras atingirão 23,9 km
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Dos 170 quilômetros de estradas que serão recuperadas pelo programa Contrato de Restauração e Manutenção (Crema) da região de Erechim, 79 já foram executados, o que corresponde a 46% dos serviços concluídos. Isso significa melhoria no tráfego nas rodovias ERS-126, ERS-208, ERS-343, ERS-467 e ERS-478.

"O Crema Erechim é uma das iniciativas da Secretaria dos Transportes (ST) e do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), cujas equipes competentes conseguiram superar diversos problemas contratuais e legais de projeto. Hoje, o programa é mais uma realidade do quadro de recuperação das estradas gaúchas, o que nos deixa muito satisfeitos. Essa região há anos não recebia investimentos desse montante e qualidade", afirma o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen.

"A ideia é concluirmos as obras no primeiro ano do contrato, o que deve ocorrer de acordo com o ritmo que os serviços são executados. Esperamos que os outros Cremas também sigam no mesmo modelo", diz o diretor-geral Daer, Rogério Uberti. Até novembro de 2016, segundo o diretor, mais de R$ 31 milhões foram investidos no contrato gerenciado pelo departamento. O valor total das obras, financiadas pelo Banco Mundial (Bird), é de aproximadamente R$ 78 milhões.

Os serviços iniciaram em abril deste ano e diversos trechos já estão com o pavimento restaurado. É o caso da ERS-126, nos 26,12 quilômetros que vão do entroncamento da BRS-285 (para Lagoa Vermelha) ao entroncamento da ERS-475 (para Getúlio Vargas). Na ERS-343, o trecho do entroncamento da ERS-477 (São José do Ouro) ao entroncamento da ERS-442 (para Machadinho) está pronto.

A pista também está pronta na ERS-467, no trecho de 15,12 quilômetros que vai do entroncamento da ERS-430 (Tapejara) ao acesso Oeste a Ibiaçá. Nesses segmentos, ainda serão instalados o acostamento e a sinalização definitiva.

De acordo com Luciano Faustino, diretor de infraestrutura rodoviária do Daer, as obras representam uma transformação nas rodovias da região. "A qualidade de execução dos serviços aliada ao período de cinco anos do contrato promoverão perfeitas condições de trafegabilidade e segurança, contribuindo para o desenvolvimento da economia", diz. O contrato do Crema Erechim encerra em 2021.

Rodovias contempladas no Crema Erechim:

ERS-126 (61,5 km)

- entroncamento com a BRS-285 (p/ Lagoa Vermelha ) – entr. ERS-467 p/ Ibiaçá); 
- entr. ERS-467 (p/ Ibiaçá) – Sananduva (início da travessia urbana); 
- Sananduva (fim da travessia urbana) - entr. ERS-475 (p/ Getúlio Vargas);
- entr. ERS-475 (p/ Getúlio Vargas) - São João da Urtiga (início da travessia urbana);
- São João da Urtiga (fim da travessia urbana) – entr. ERS-477 (p/ Centenário);
- entr. ERS-477 (p/ Centenário) – entr. ERS-477 (p/ Paim Filho); 
- entr. ERS-477 (p/ Paim Filho) – entr. ERS-208 (p/ Maximiliano de Almeida).

ERS-208 (16,2 km)

- entr. ERS-442 (Machadinho) – entr. ERS-126 (Maximiliano de Almeida).

ERS-343 (57,2 km)

- entr. RSC-470 (Barracão) – entr. ERS-477 (São José do Ouro); 
- entr. ERS-477 (São José do Ouro) – entr. ERS-442 (p/ Machadinho); 
- entr. ERS-442 (p/ Machadinho) – entr. ERS-477 (Cacique Doble); 
- entr. ERS-477 (Cacique Doble) – entr. ERS-126 (Sananduva)

ERS-467 (23,9 km)

- entr. ERS-430 (Tapejara) – entr. ERS-463 (contorno de Tapejara);
- entr. ERS-463 (contorno de Tapejara) – acesso Oeste a Ibiaçá; 
- acesso Leste a Ibiaçá - entr. ERS-126 (Três Porteiras).

ERS-478 (11,9 km)

- Maximiliano de Almeida – Barragem de Machadinho.

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