Projetos visam estimular a agricultura familiar

Emater/RS-Ascar e Prefeitura de Passo Fundo estudam políticas para qualificar a assistência técnica e oferecer novas possibilidades aos produtores do município

Por
· 2 min de leitura
Parceria entre Emater e Prefeitura vai auxiliar na  qualificação técnica de produtores e melhorar a qualidade dos produtosParceria entre Emater e Prefeitura vai auxiliar na  qualificação técnica de produtores e melhorar a qualidade dos produtos
Parceria entre Emater e Prefeitura vai auxiliar na qualificação técnica de produtores e melhorar a qualidade dos produtos
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Lideranças do Executivo municipal e da Emater se reuniram nesta semana para estudar políticas públicas que poderão auxiliar e estimular a agricultura familiar de Passo Fundo. Uma dessas ações busca qualificar a assistência técnica oferecida pela Emater/RS-Ascar na produção de olericulturas (cultivo de legumes). O gerente da entidade, Oriberto Adami, destacou a importância de estimular, ao lado da olericultura, a produção da fruticultura. “A gente vai buscar, em conjunto com a Prefeitura e as Secretarias envolvidas, intensificar a qualificação da assistência técnica da área de olericultura. Vamos dar uma atenção especial aos feirantes, traçando uma política conjunta para que a Emater possa qualificar mais a ação de assistência técnica e também de organização de mercado. No caso cítricos, pêssegos, entre outras frutas, porque existe um mercado e existe uma demanda atrás de fruticultura e o município hoje é um grande importador. Além de alguns programas novos, e para isso vamos montar uma rotina de encontros”, explanou o gerente da entidade.

São aproximadamente 4,5 mil pessoas morando no interior de Passo Fundo, de acordo com a Secretaria do Interior. Essas pessoas precisam ser incentivadas, conforme o secretário da pasta, Antônio Bortolotti. “Tem abatedores, criadores de suínos, frangos, bacia leiteira, embutidos (linguiça, salsicha), queijos e isso tudo vem do interior. Nós temos que dar sustentabilidade para estas pessoas que produzem lá fora para que eles continuem cultivando e produzindo alimentos que abastecem a feira do produtor e fortalecem a economia regional”, explicou o secretário.

Os alimentos são vendidos na Feira do Produtor. Realizada na Gare, ela reúne 74 feirantes que comercializam vegetais, frutas, verduras, hortaliças e produtos de origem animal, como carnes, ovos e leite, além de pães, massas, bolachas, bolos e derivados. A feira acontece há mais de 30 anos no local e oferece produtos frescos aos consumidores, além de vender com preços mais acessíveis. A feira acontece todas as segundas e quartas-feiras, das 12h30min às 17h, e aos sábados, das 6h às 12h. Os produtos comercializados são produzidos no interior do município, em pequenas propriedades.


Reuniões

Na reunião desta quarta-feira (1), participaram, além do gerente regional da Emater e do secretário de Interior, o prefeito em exercício de Passo Fundo, João Pedro Nunese com o secretário da Transparência e Relações Institucionais, Edson Nunes.O prefeito em exercício, João Pedro Nunes, destacou ser fundamental que as ações da Emater/RS-Ascar e do poder público municipal sejam convergentes para apoiar a agricultura. De acordo com Adami, essa aproximação com as administrações municipais, que vem sendo feita em toda a região, é salutar e permite que novos projetos sejam pensados e executados em prol da comunidade. A próxima reunião está programada para ocorrer no dia 13 de fevereiro e será para delinear as próximas etapas da parceria.

Políticas da secretaria

Além do plano de ação que está sendo planejado para o longo do ano, a Secretaria do Interior tem projetos e equipamentos que oferecem ajuda ao agricultor e sua família. “Nós temos seis distritos no município, que contam com equipamentos, como trator, lâmina, tem a roçadeira, siladeira, e outros maquinários que estão disponíveis para beneficiar o agricultor e pequeno produtor rural”, afirma Bortolotti. Para ter acesso aos serviços, os agricultores podem procurar as subprefeituras.

Em paralelo as atividades planejadas em conjunto com a Emater, o órgão se mobiliza, em fevereiro e março, para trabalhar nas estradas do interior. De acordo com o secretário, com as safras do milho e da soja, os produtores precisam de condições para realizarem a colheita e o escoamento dos grãos até os cilos e armazéns.

Gostou? Compartilhe