Clima favorece culturas

Agricultores mantêm boas expectativas de produção. Cerca de 20% da lavoura de soja está pronta para colher

Por
· 2 min de leitura
Boa safra depende da continuidade da chuvaBoa safra depende da continuidade da chuva
Boa safra depende da continuidade da chuva
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O aspecto geral das lavouras de soja é ótimo, favorecido pelas chuvas regulares, temperaturas elevadas e intensa radiação solar. De acordo com o Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, os agricultores seguem realizando tratamentos fitossanitários, para o controle preventivo de doenças, como a ferrugem asiática e o controle de lagartas, quando necessário, utilizando produtos que preservam os inimigos naturais. Com relação à ferrugem, constata-se uma menor pressão da doença nas Unidades de Referência Técnica (URTs). Em Unidades de Mormaço, Victor Graeff e Venâncio Aires, onde se aplica o Manejo Integrado de Pragas (MIP), ainda não houve necessidade de aplicação de inseticidas, pois o ataque de pragas é baixo, mantido pelos inimigos naturais, que são favorecidos pelo clima.
O plantio das áreas destinadas ao soja na resteva de milho já está concluído e a germinação tem sido boa. Nas lavouras semeadas dentro do período recomendado pelo zoneamento agroclimático para a soja, continua uma excelente aparência geral, com bom desenvolvimento das plantas e ótimo porte, com o dossel completamente fechado. Percebe-se que nesta safra o controle das plantas invasoras foi realizado com muita eficiência. A maior parte das lavouras está em fase de floração e formação de vagens, com a colheita atingindo 5% do total plantado. A expectativa dos agricultores é de uma ótima safra, se as chuvas continuarem como vêm acontecendo até o momento. No Estado, 20% das lavouras de soja estão maduras e por colher, 40% estão em enchimento de grãos, 25% estão em floração e 10% da soja está em germinação e desenvolvimento vegetativo.


Milho
A colheita das lavouras de milho para grão evolui de forma mais lenta devido à preferência dada à soja. As produtividades seguem superando as expectativas iniciais, variando, em muitos casos, de 100 a 160 sacas por hectare em lavouras de sequeiro e, em lavouras irrigadas, variam de 200 a 250 sacas por hectare. As lavouras apresentam boa qualidade dos grãos, que estão bem desenvolvidos, sem presença de grãos avariados.
As lavouras de milho recém implantadas apresentam boa germinação e desenvolvimento vegetativo, devido às últimas chuvas, que foram muito benéficas. Entretanto, em algumas lavouras tem ocorrido o ataque da lagarta, exigindo aplicação de inseticida para seu controle. Atualmente, 38% das lavouras de milho foram colhidas, 28% estão maduras e por colher, 28% estão em enchimento de grãos, 3% estão em floração e outros 3% das lavouras de milho estão em germinação e desenvolvimento vegetativo.
Quanto ao milho silagem plantado dentro do período recomendado, está praticamente todo colhido, apresentando boa produtividade em termos de volume de massa verde de planta inteira (média de 40t/ha), favorecendo a atividade leiteira, que na grande maioria das propriedades utiliza essa silagem para suplementação alimentar das vacas.

Mel
Na região de Santa Rosa, está em andamento a segunda colheita de mel do Verão, com boa produtividade por caixa (25 kg), trazendo alento aos apicultores. O mel colhido, segundo os criadores, é de excelente sabor, bom textura e cor. O preço do kg do mel recebido pelos apicultores é considerado bom, apesar de ter aumentado a oferta, variando o preço para faixa de R$ 18,00 a R$ 25,00/kg para o mel embalado.
Na região de Soledade, as boas condições climáticas da semana também possibilitam a recuperação dos enxames mais fracos (divididos e capturados). Enxames produtivos também são beneficiados pelas floradas da época, embora não sejam muito abundantes. De maneira geral, a colheita foi satisfatória, principalmente nos apiários bem manejados.

 

Gostou? Compartilhe