Faltam poucos dias para a 18ª edição da Expodireto Cotrijal, que acontece de 6 a 10 de março, em Não-Me-Toque, no parque da Expodireto. Neste ano, serão mais de 500 expositores brasileiros e estrangeiros de máquinas e equipamentos de agropecuária, produção vegetal e animal, pesquisa, agricultura familiar e serviços, além de estandes de instituições financeiras e entidades. No ano passado, foram 554 expositores, que fecharam R$1,581 bilhão em negócios, e mais de 210 mil visitantes. A expectativa dos organizadores é de que o faturamento na edição atual seja pelo menos 15% acima do faturamento na edição anterior.
Espaços Temáticos
A feira contará com treze espaços temáticos para visitação. São eles: Bovinocultura de Leite; Centros de Treinamento; Cooperativismo; Cozinha Didática; Energia Fotovoltaica; Florestas Comerciais; Horticultura e Fruticultura; Horto de Plantas Bioativas; MIP – Tecnologia de Aplicação – Solos; Piscicultura; Secagem e Armazenagem de Grãos; Turismo Rural; e Recanto Temático.
Programação
Além dos espaços para conhecer as novas tecnologias e ver o que de mais moderno está sendo feito no setor primário, a programação da Expodireto inclui debates tradicionais como o Fórum Nacional da Soja, Fórum do Milho, Fórum Estadual do Leite, e eventos promovidos pela Emater RS/Ascar, como o Fórum Florestal, o Fórum da Agricultura Familiar e a 6ª Edição do Fórum Internacional do Jovem Cooperativista do Fórum Soja Brasil.
A Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs) sediará palestra sobre a reforma trabalhista, voltada para presidentes, gerentes e profissionais das áreas jurídica e de recursos humanos das cooperativas. O tema será abordado pelo ministro do Trabalho e Emprego do Brasil, deputado federal, Ronaldo Nogueira. O encontro será no primeiro dia de feira, no espaço Mundo Cooperativo Gaúcho, a partir das 14h.
Outra presença confirmada é a da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do Senado Federal, para realizar audiência pública durante a Expodireto Cotrijal. As questões envolvendo a reforma na Previdência Rural serão o tema principal do debate, que terá a condução da senadora Ana Amélia Lemos. Será o sexto ano consecutivo em que a comissão promoverá audiência na feira. O debate ocorrerá no último dia do evento, às 14h, no Auditório Central, com transmissão ao vivo da TV Senado.
Fomento leiteiro e outras novidades
O lançamento de produtos para nutrição e saúde animal e promoções são algumas das novidades no estande da Produção Animal e das Lojas Cotrijal na Expodireto Cotrijal 2017. O destaque ficará por conta das ações e projetos visando o fomento da cadeia leiteira na área de ação da cooperativa. A intenção é que os produtores da Cotrijal encontrem no local, além de ótimas oportunidades de negócios, informações que auxiliem no planejamento da atividade leiteira. O estande para visitação ficará próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar.
Outra novidade será a realização de um evento para a divulgação do vencedor da Taça Brasil de Forragem, com o grande campeão gaúcho na produção de silagem. Também durante a feira, a cooperativa vai trabalhar o Programa de Insumos para a Atividade Agropecuária e o Troca de Inverno, campanha exclusiva para os produtores da Cotrijal que disponibiliza opções especiais para a aquisição de insumos para a formação de pastagens.
Semente de Ouro
Em sua 13ª edição, o Prêmio Semente de Ouro terá como homenageado o sócio-fundador da Brasoja Corretora de Cereais e Agro Corretor, Antônio Sartori. A entrega do troféu será no dia 6 de março, às 16h, no Auditório Central do Parque da Expodireto. A premiação, realizada desde 2005, é uma promoção do Poder Legislativo de Não-Me-Toque em parceria com a Prefeitura e a Cotrijal, que busca valorizar o trabalho de pessoas, empresas ou instituições que contribuíram para o sucesso da Expodireto Cotrijal e do agronegócio.