As instituições bancárias disponibilizarão diferentes tipos de crédito aos produtores rurais que visitarem a Expodireto Contrijal 2017. O Banrisul, por exemplo, vai atender a demanda por crédito rural dos agricultores familiares, médios produtores rurais, agricultores empresariais e empresas do setor. Os interessados podem solicitar a aprovação do crédito que pretendem utilizar no evento diretamente nas agências do banco. Neste ano, os financiamentos estarão focados nas linhas de crédito com recursos repassados pelo BNDES, entre elas o Moderfrota, Moderagro, Inovagro, Moderinfra Irrigação e o PCA Construção e Ampliação de Armazéns (destinado a grãos, frutas, tubérculos, bulbos e hortaliças).
Para os agricultores familiares serão financiados bens destinado à armazenagem, à irrigação, aquisição de ordenhadeira e materiais para cultivo protegido, estes com taxa de juros de 2,5% ao ano e caminhonetes de carga com taxa de juros de 5,5% ao ano. Para financiamento de aquisição de máquinas, equipamentos e implementos com taxa de juros de 5,5% ao ano para os agricultores familiares, hoje não há dotação no BNDES. Já por meio do Pronamp, o médio produtor rural pode adquirir máquinas, equipamentos e caminhões cadastrados na Finame, destinadas ao setor agropecuário com taxa de juros de 8,75% ao ano.
Para atender ao produtor rural durante a exposição, o Banco contará com uma equipe de funcionários especializados em financiamento. Além disso, supervisores de crédito rural visitarão os fabricantes e concessionárias expositores para auxiliá-los nos encaminhamentos das propostas, bem como para esclarecer dúvidas.
Caixa
A Caixa também estará presente em todo o evento, das 8h às 18h, atendendo aos produtores em seu estande. No espaço serão oferecidas as linhas de crédito destinadas a custeio, investimento, industrialização e comercialização para produtores rurais, agroindústrias e cooperativas.
As linhas de investimento para aquisição de máquinas e equipamentos contam com recursos CAIXA obrigatórios de depósito à vista e linhas de funding do BNDES.
O Custeio Antecipado possibilita o acesso a recursos para custear as lavouras até 270 dias antes do início do plantio da Safra Verão 2017/2018. A linha está disponível para as principais culturas, como soja, milho e arroz e conta com análise técnica automática para propostas de até R$ 500 mil.