No dia 03 de março, a Coprel recebeu 1.072 cooperantes na sede social da cooperativa para a realização do seu evento mais importante durante o ano: a Assembleia Geral Ordinária. O público acompanhou a apresentação das informações das cooperativas de Energia e de Geração e Desenvolvimento, seguindo os itens determinados nos editais de convocação.
Resumo da Assembleia da Coprel Energia:
Foram apresentados os indicadores técnicos, econômicos e sociais, o balanço social e patrimonial, investimentos e resultados econômico-financeiros da cooperativa. No último ano, a Coprel investiu 28,6 milhões de reais no sistema elétrico, e para este ano, estão projetados investimentos de 27,5 milhões. O resultado financeiro de 2016 à disposição da Assembleia também demonstra que a cooperativa teve um excelente ano: as sobras superaram 10 milhões de reais, e foram destinadas para quatro fundos: o fundo de expansão de redes (redes trifásicas, recondutoramento, equipamentos e construção de nova Subestação de Energia), o fundo para projetos de internet rural, de financiamento aos cooperantes e desativação de redes elétricas.
O ano de 2016 teve bons resultados, e foi o melhor ano em energia gerada. A cooperativa investiu 2,8 milhões no último ano, e apresentou a projeção de investimentos para os próximos exercício, que deve superar 8,8 milhões. Estes investimentos contemplam melhorias e ampliações nas usinas da Coprel e também o andamento dos projetos de duas novas usinas. As sobras de 2016, que totalizaram 3,8 milhões, foram destinadas para o fundo Auxílio Pecúlio, o programa social da Coprel com maior alcance e repercussão, e também para o fundo de projetos de geração de energia renovável.
Conselhos de Administração e Fiscal
A Coprel Energia teve eleição dos conselhos de Administração e Fiscal, e a Coprel Geração teve eleição para os Conselheiros Fiscais. A relação completa dos eleitos está no site www.coprel.com.br.
Modelo de governança
A Coprel está atendendo as principais solicitações dos cooperantes e mantendo a sólida atuação em suas atividades principais, que são a distribuição e a geração de energia. Um assunto que sempre está em pauta nas atividades da Coprel, por solicitação dos cooperantes, é a oferta de internet rural. A cooperativa entende a importância de levar tecnologia para o campo para melhorar a vida e a renda do jovem rural, incentivando a sucessão familiar, e por isso, está investindo na instalação da internet rural para atender mais famílias.
A continuidade dos programas sociais também é uma importante solicitação dos cooperantes que é atendida pela Coprel, ao destinar anualmente os recursos do resultado do exercício para o Auxílio Pecúlio.
O presidente da Coprel, Jânio Vital Stefanello, destaca que o modelo de governança da cooperativa contribui para os resultados obtidos. “O cooperativismo é o equilíbrio entre o capital e o social. A Coprel possui um modelo de governança que contempla a livre escolha dos líderes pelos cooperantes em cada município, e a divisão destes municípios em regiões para que todos tenham representatividade nos conselhos de administração e fiscal. Assim, as prioridades da cooperativa discutidas e avaliadas na Assembleia Geral refletem a visão e as expectativas da maioria dos cooperantes”.
Confira mais informações sobre a Coprel no Balanço Social, documento que foi entregue aos cooperantes na Assembleia, e que também está disponível no site: www.coprel.com.br.