Promovendo Desenvolvimento Rural

Essa é a reflexão que a Emater/RS-Ascar leva para a Expodireto 2017

Por
· 3 min de leitura
Emater contará com 13 espaços temáticos na Expodireto Cotrijal 2017 e apresentará diferentes temasEmater contará com 13 espaços temáticos na Expodireto Cotrijal 2017 e apresentará diferentes temas
Emater contará com 13 espaços temáticos na Expodireto Cotrijal 2017 e apresentará diferentes temas
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O desafio de cuidar da vida, recuperar a fertilidade do solo, conectar a produção ao mercado e fortalecer vínculos sociais move a Emater/RS-Ascar, há 61anos. Na Expodireto, a entidade renova sua parceria com a Cotrijal e mostra em 13 espaços temáticos como desenvolver com inteligência, ciência e criatividade os componentes agrícola, agrário, pecuário e científico para produzir alimentos em sintonia com a natureza.

Neste ano, as ações da Emater na feira serão norteadas pelo tema Promovendo Desenvolvimento Rural. A escolha leva em consideração que desenvolver o espaço rural implica em satisfazer a necessidade das pessoas, do ambiente e da economia. Confira alguns dos temas a serem abordados pela Emater na feira:

 

Bovinocultura de Leite

Na área de bovinocultura de leite, a eficiência e qualidade são os conceitos que estão na base de tudo que foi programado. Os visitantes poderão encontrar informações sobre gestão para potencializar meios de produção, racionalizar custos, aumentar eficiência e satisfação da família que produz leite, sistemas de produção, manejos e práticas adequadas às propriedades leiteiras.

 

Cooperativismo

As sete Unidades de Cooperativismo (UCP) mantidas pela Emater/RS-Ascar no Rio Grande do Sul mostram a força do cooperativismo e as conquistas do trabalho que realizam com mais de 186 cooperativas, associações e agroindústrias. Para cada dia há uma programação: segunda-feira (06/03) eletrificação, com geração de energia elétrica e solar; terça-feira (07/03) agropecuária, com participação de cooperativa de processamento de trigo; quarta-feira (08/03), agropecuária com processamento de erva-mate; quinta-feira (09/03) cooperativa de crédito; sexta-feira (10/03) mineração com exposição de pedras preciosas. Durante toda a semana haverá entrega gratuita de mudas de árvores nativas.

 

Cozinha Didática

A Cozinha Didática funciona como um laboratório de testes, que rejeita o que não é excelente.Tudo é feito conforme as boas práticas de fabricação, reguladas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Neste ano o destaque Serpa para as massas frescas recheadas - canelone de brócolis e ricota, rondeli de presunto e queijo, tortéi, capeletti, ravióli recheado com frango e carne.

Florestas Comerciais

A área de florestas comerciais terá destaque para a implantação e manejo de florestas de eucalipto, pinus, acácia negra, pomar de frutas nativas, sistema agroflorestal de erva-mate Cambona4, fabricação de cuias e artesanato em porongo, serraria móvel - desdobro de toras e produção de tábuas e Sistema Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF).

Horticultura

O objetivo da área de horticultura é apresentar como reduzir riscos, antecipando-se ao aparecimento de doenças nos vegetais, mudança no clima e instabilidade de preço. O espaço prioriza alimentos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que produzem vitaminas, fibras e minerais. Serão destaques o cultivo protegido, hidroponia, irrigação e aproveitamento de alimentos.

 

Horto de Plantas Bioativas

Neste ano, o Horto de Plantas Bioativas terá como destaque a erva Mikaniaglomerata (Guaco), uma das 71 plantas da Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). Com o guaco é possível fazer medicamento fitoterápico ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para tratamento de enfermidades do sistema respiratório.

Em três ambientes, a Emater/RS-Ascar mostra experiências exitosas da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: oficina de preparo e degustação; visitas guiadas; exposição de experiências que utilizam fitoterápicos na rede pública de saúde; plantas da RENISUS; processo de secagem de plantas; produtos feitos com guaco.

 

Manejo Integrado de Pragas

Pela primeira vez na Expodireto, este espaço temático destaca o Manejo Integrado de Pragas (MIP), Tecnologia de Aplicação e Programa Estadual de Conservação do Solo e Água, do Governo do Estado. O destaque fica com a identificação do complexo inseto-praga, demonstração do espectro e infiltração de gotas com diferentes tipos de pontas de pulverização; trincheira para observar raízes das plantas; simulador de chuva; semeadura em solo compactado x semeadura em solo descompactado.

 

Piscicultura

O mercado do pescado está em expansão no Estado. Piscicultores têm recebido estímulo do Governo gaúcho à construção de açudes.Tendo em vista esse potencial, a Emater apresentará durante a Expodireto a produção e processamento de peixes, policultivo de carpas, cultivo de tilápia, construção de açudes, manejo: adubação do viveiro, aeradores, alimentadores, equipamento de pesca e abate, cortes e aproveitamento da carne.

 

Secagem e armazenagem de grãos

No Brasil estima-se a perda de 12 milhões de toneladas, de um total de 118,1 milhões/t, na safra de 2015/2016, durante a colheita, transporte, secagem e armazenagem, segundo dados da Conab.  Na Expodireto, aEmater/RS-Ascar mostra como evitar perda e apresenta vantagens do método de secar grãos com ar produzido pelo ambiente, em silo secador de baixo custo.

 

 

Gostou? Compartilhe