O município de São Domingos do Sul tem se destacado nas áreas de armazenagem de grãos na propriedade rural e na gestão da atividade leiteira. Hoje, segundo dados da Emater/RS-Ascar, 42 produtores têm silos em suas propriedades. Ao todo são 43 silos, com capacidade total de mais de 7,5 mil toneladas de grãos. Uma dessas propriedades é da família de Domingos Cassol, que abriu as porteiras para o Dia de Campo Microrregional sobre armazenagem de grãos na propriedade e bovinocultura leiteira. O evento reuniu mais de 150 produtores de municípios da região, na comunidade de São Gotardo. O Dia de Campo foi uma promoção da Emater e Prefeitura, com apoio da Cooperativa Santa Clara e Sicredi.
A família anfitriã, tem na atividade leiteira sua principal renda. Com 23 animais em lactação, a produção mensal é de mais de 14 mil litros de leite. A gestão, de acordo com o engenheiro agrônomo Adilson Rezende, foi um dos fatores fundamentais para o equilíbrio e avanço da atividade. “Partimos de 280 litros diários e hoje chegamos a média de 475 litros”, conta Rezende.
Na estação sobre gerenciamento da propriedade e sucessão familiar, a família contou sua experiência, já que o filho, Joel Cassol, que está fazendo Escola Técnica Agrícola no município de Sertão, e o genro, Mauricio Kuiava, trabalham com Domingos na propriedade. A família faz parte do Programa de Gestão Sustentável da Agricultura Familiar. Participaram da estação, o casal, Zeli e Domingos, o filho Joel, a filha Deise e o genro, Maurício além dos extensionistas Edivane Ferro e Gilso Fanton.O dia de campo também abordou o manejo do silo secador modelo Emater e seus aspectos construtivos. O engenheiro agrônomo e assistente técnico regional, Vilmar Wruch Leitzke, apresentou a estação sobre tratamento de dejetos de bovinos de leite, mostrando como pode ser aproveitado no solo agrícola. Também foram apresentadas estações sobre qualidade do leite – Instrução Normativa N. 62, com o técnico agrícola Ricardo Paludo, e doenças relacionadas à reprodução de bovinos leiteiros, com o médico veterinário Carlos Humberto Barth, ambos da Cooperativa Santa Clara. Na parte da tarde, também foi realizada uma palestra sobre a utilização dos grãos armazenados na propriedade na dieta dos bovinos de leite, com o zootecnista da DMS Tortuga, Edvan de Jesus.Da mesma forma o gerente regional de Passo Fundo, Oriberto Adami, ressaltou a necessidade de viabilizar economicamente as famílias rurais. “Porque não tem sucessão sem renda”, alertou.