No dia 11 de agosto, junto a Ascoprel em Ibirubá, foi dado início ao Projeto Coprel Ecologia 2017. Representantes de 26 municípios da área de atuação da Coprel renovaram o compromisso com o meio ambiente de forma cooperativa. Esta é a missão da Coprel ao promover o Coprel Ecologia: incentivar a recuperação de áreas de preservação permanente por meio de um trabalho conjunto que envolve a cooperativa, as prefeituras e os produtores que fazem o plantio de forma voluntária. Além de organizar as atividades com as prefeituras para o plantio que acontece a partir das próximas semanas, o evento também foi espaço para avaliar a execução do projeto em 2016 e premiar quem se destacou.
O Coprel Ecologia alcança, em 2017, a sua 13ª edição. Além de reforçar o compromisso ambiental da cooperativa, a iniciativa também contempla a reposição florestal obrigatória da Coprel, exigida pelos órgãos ambientais do Estado (Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, por meio do Departamento de Biodiversidade), em razão das podas e cortes de árvores necessários para a manutenção das redes de energia. O projeto funciona da seguinte forma: a Coprel realiza a distribuição de mudas de árvores nativas de ocorrência regional e estacas de madeira para as prefeituras previamente inscritas. As prefeituras repassam as mudas de árvores, assim como as orientações para o plantio, aos produtores rurais, que assumem o compromisso de plantar cuidar do crescimento das mudas. A Coprel, por meio de técnicos contratados da área ambiental, realiza a vistoria e acompanha o desenvolvimento do plantio. No último ano, foi alcançado o índice de 94,64% de sobrevivência das mudas plantadas.
Para reconhecer o empenho das pessoas que se comprometem com o Coprel Ecologia, a cooperativa anualmente premia prefeituras e produtores que se destacaram no plantio. As cinco prefeituras que obtiveram melhor desempenho na execução do projeto foram: Campos Borges, Cruz Alta, David Canabarro, Jacuizinho e Jóia. Quanto aos produtores que voluntariamente realizam o plantio, neste ano a cooperativa ampliou o reconhecimento de 5 para 10 premiados. São eles: Alexander Wallenhaupt, de Cruz Alta; Auri de Castro, de Jacuizinho; Cedenir Engelmann, de Jóia; Gelso Pezzini, de Santa Bárbara do Sul, Lics Super Água, de Selbach; Lions Clube, de Tapera; Luciano Variza de Tapejara; Pedro Ludwig, de Colorado; Tatiane Matiotti, de Saldanha Marinho; e Valter Machado de Oliveira, de Jóia.
Neste ano, a cooperativa vai distribuir 40.500 mudas de árvores para os 26 municípios participantes. As mudas e estacas serão entregues diretamente para as prefeituras, no período de 14 a 25 de agosto. As pessoas interessadas em fazer o plantio devem contatar com a Secretaria do Meio Ambiente de um dos municípios participantes. É necessário destinar uma área de preservação permanente e plantar no mínimo 200 mudas. Para conferir a listagem completa de municípios participantes, acesse: www.coprel.com.br.