7ª CRE: os desafios do novo coordenador

Elton Luiz D?EUR(TM)Marchi foi nomeado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, no dia 19 de setembro

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Após mais de quatro meses sem coordenador fixo e em um cenário de mais de 40 escolas em greve parcial ou integral na região, o novo titular da 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) assumiu na última semana. Elton Luiz D’Marchi foi nomeado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, no dia 19 de setembro. 

O primeiro desafio de Elton, que deixou o mandato de vereador em Mato Castelhano para assumir o cargo, é a paralisação do magistério, que já está na sua quarta semana e ameaça o ano letivo de 2017. Para fechar o ano é preciso no mínimo 200 dias e 800 horas, porém o que preocupa o gestor é que há uma determinação do governo que impede que haja aulas aos sábados em função dos gastos com horas extras. Em Passo Fundo, de 87 escolas, nove estão totalmente em greve e 19 em paralisação parcial. No geral, de 123 escolas que há nos 32 municípios de abrangência da 7ªCRE, 25 estão em greve total e 19 parciais. “Estamos trabalhando e vendo para que os professores retornem e para que não prejudique os alunos”, pontuou.


Paralelo ao movimento dos professores, o novo coordenador vem utilizando estes primeiros dias no cargo para se reunir com outros órgãos de educação, se atualizar sobre a situação de infraestrutura das escolas e fazer andar alguns processos que estavam parados na coordenadoria.
Para os próximos meses, ele pretende fazer uma análise detalhada nas escolas e definir prioridades para aquelas que precisam de obras emergenciais. Algumas reformas já estão confirmadas e devem começar nos próximos dias, conforme o coordenador. Com um recurso de R$ 150 mil para cada escola, a Nicolau de Araújo Vergueiro (Eenav) e a Antonino Xavier e Oliveira, foram contempladas em Passo Fundo. “Inicialmente solicitei o levantamento e à medida que formos definindo as prioridades para as escolas vamos informando a comunidade”, informou o coordenador quando questionado sobre as demais escolas que precisam de reparos.


Metas 2018
Para 2018, a meta é iniciar o ano letivo com o quadro completo de professores. No momento, D’Marchi afirma que não faltam profissionais. “Temos 2889 professores e temos profissionais de laudo (em torno de 120). Está dentro da estatística”, argumentou.
Outra ideia do coordenador é dar continuidade aos 32 projetos que existem na 7ªCRE. “Não me iterei dos cursos, mas farei isso nos próximos dias. A gente quer continuar com os projetos que tem e tentar ampliar ainda mais a nossa rede. Queremos oferecer cursos aos professores para que eles estejam cada vez mais capacitados. Estamos sempre articulando para que tenhamos bons profissionais a fim de prestar um bom serviço aos professores, alunos e a toda comunidade”, ponderou. O plano de trabalho para a gestão de um ano e três meses de Elton Luiz D’Marchi deve ficar pronto nos próximos 20 dias.


Troca de coordenador
Empossado como coordenador em janeiro de 2015, o professor Santos Olavo Misturini deixou o cargo em maio, quando saiu de férias. Foi uma decisão política, já que o partido de Misturini, o PDT, deixou a base aliada do governo Sartori. Desde então, o trabalho do professor vinha sendo desempenhado pela coordenadora adjunta, Verônica Zanandrea, que posteriormente deixou o cargo também.
A questão chegou a uma eleição interna para definir o futuro da Coordenadoria. Durante o período de ausência de chefia, a organização regional do PMDB reuniu nomes para que fosse escolhido o novo centralizador da CRE. No fim, a decisão ficou entre a professora Verônica Zanandrea - que assumiu interinamente o cargo após a saída de Misturini - e o vereador de Mato Castelhano, Elton D’Marchi; que acabou vitorioso.


Perfil de Elton
Antes de assumir a coordenação, D’Marchi era presidente da Câmara de Vereadores de Mato Castelhano. Ele é formado em Educação Física pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e já trabalhou em algumas escolas de Passo Fundo na área. Antes de atuar no Legislativo, assumiu como secretário de saúde em Mato Castelhano.

Gostou? Compartilhe