Lançada campanha pela ampliação do Lauro Kortz

Por
· 2 min de leitura
Ato reuniu lideranças da região, em Passo FundoAto reuniu lideranças da região, em Passo Fundo
Ato reuniu lideranças da região, em Passo Fundo
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Com o projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz sendo encarado como prioridade para impulsionar o desenvolvimento regional, ocorreu nesta sexta-feira o lançamento da campanha “Juntos pela Ampliação do Aeroporto”. A ideia é intensificar a mobilização coordenada pelas entidades locais. O anúncio foi realizado durante reunião-almoço com o deputado federal Alceu Moreira, em Passo Fundo.

Ainda no mês de agosto, o grupo pactuou um trabalho conjunto. Como resultado, foi elaborada uma carta aberta aos governos federal e estadual. Ficaram responsáveis pela pauta junto ao governo do Estado os deputados estaduais Juliano Roso e Gilberto Capoani e, junto ao governo federal, o deputado federal Alceu Moreira, como conta o prefeito Luciano Azevedo. “Esperamos as obras do aeroporto há muitos anos. Recentemente, chegamos à conclusão de que era preciso fazer uma ação organizada. Então, montamos um grupo para trabalhar unidos e definimos o deputado Alceu Moreira, que tem grande prestígio político, como força a nos representar em Brasília”, disse ele.

O Aeroporto Lauro Kortz, o terceiro do estado e o segundo do interior em termos de movimentação de passageiros, já recebeu cerca de 700 mil pessoas desde 2013. Para o deputado Alceu, é inegável a evolução e crescimento de Passo Fundo, cenário favorável que fez com que a obra do aeroporto do município fosse prioridade. “Na contingência de termos de escolher, optamos pelo aeroporto de Passo Fundo para investir, pela estratégia de desenvolvimento daqui. Daqui a nove dias deve sair a avaliação de toda a documentação que o governo do Estado entregou e está sendo analisada pela Secretaria Nacional de Aviação (SAC). Temos certeza que a análise será positiva. Depois disso, vai para licitação”, afirma o deputado.

Formam a comissão a Prefeitura da Passo Fundo, Câmara de Vereadores, deputados estaduais, Universidade de Passo Fundo (UPF), IMED, Acisa, CDL, Sindilojas, Sinduscon e Sindicato Rural.

Histórico
Passo Fundo está trabalhando na aproximação com o estado e a União, cumprindo todas as solicitações para se candidatar às verbas federais do Programa de Investimentos em Logística (PIL). Exemplo disso é que o primeiro aeroporto da região sul do Brasil a entregar todos os documentos e cumprir todas as fases previstas no programa federal para se habilitar a ter condições de fazer o projeto foi o Aeroporto Lauro Kortz.

Todos os requisitos foram cumpridos, com apresentação desde pré-projeto, projeto de viabilidade, licença ambiental e uma série de outras informações. A partir de agora, a espera é de que os recursos federais sejam destinados via processo licitatório. A ideia é realizar ainda em 2017 a escolha da empresa que executará a obra por meio do governo do estado, que foi delegado pelo governo federal para executar os trâmites.

O projeto de reforma e ampliação do Aeroporto Lauro Kortz abrange a construção de novo terminal de passageiros com 2,1 mil metros quadrados, esteira de carregamento de bagagens, instalação de equipamentos para melhorar os pousos e decolagens das aeronaves (especialmente em dias de neblina ou chuva), ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.

Gostou? Compartilhe