Vento e chuva fortes danificam casas e derrubam árvores

Corpo de Bombeiros e equipes da RGE trabalharam desde a madrugada de ontem para atenderem as ocorrências

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O temporal da madrugada de ontem causou estragos em Passo Fundo e pela região. Equipes do Corpo de Bombeiros e da RGE estiveram mobilizadas desde a madrugada para atender as ocorrências registradas em diversos pontos da cidade, como árvores caídas sobre vias e sobre a rede elétrica e casas destelhadas. Entre a madrugada e amanhã de segunda-feira, choveu 23mm.

A dona de casa Rosana Couto, moradora do Loteamento Santa Rita, na Roselândia, acordou com o barulho do temporal por volta das 5h de ontem. O telhado de parte da casa foi arrancado pela força do vento. Ela estava em casa com uma filha que está grávida e com o outro filho que ainda é bebe. Apesar do susto e do transtorno causado pela água da chuva que acabou molhando boa parte da casa, ninguém se feriu. Na manhã de ontem, o Corpo de Bombeiros esteve no local para auxiliar a moradora a colocar uma lona sobre o telhado.

Defesa Civil
A Prefeitura de Passo Fundo e a Defesa Civil do município prestam assistência para a população que sofreu danos com o temporal dessa quinta-feira (19). Os principais estragos até o momento são no bairro Santa Rita, com destelhamento de casas, e bairro São Luiz e ruas independência e Eduardo de Brito com queda de árvores. “Estamos atendendo as ocorrências pela cidade. Quem tiver informações sobre árvores caídas em vias públicas ou outros estragos também pode comunicar as equipes”, disse o coordenador da Defesa Civil de Passo Fundo, Ruberson Stieven.

A Defesa Civil do município conta com uma força-tarefa das secretarias de Obras, de Transportes e Serviços Gerais, Habitação e Segurança Pública para atender as ocorrências. O Corpo de Bombeiros também atua com as equipes. Recolhimento de lixo e entulhos, corte e retirada de árvores, limpeza das vias e reparo em bocas de lobo e tubulações de canalização são alguns dos serviços realizados.

Doação de materiais
As pessoas que precisam de lonas para suas casas podem entrar em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou ir até o quartel, que fica na Rua Independência, 1320, entre as ruas Capitão Araújo e Marcelino Ramos. Também está disponível o telefone da Secretaria de Segurança Pública pelo número (54) 3313-3768.

Informações 
Os telefones para contato são: (54) 3313-3768, (54) 3311-1195, 193 e 153.

Região

Em Carazinho, a estação rodoviária ficou destelhada após o vento forte. Algumas pedras da calçada foram arrancadas devido a intensidade do temporal. De acordo com o Corpo de Bombeiros, os bairros Fey e Planalto foram os atingidos com mais intensidade. Pelo menos cinco árvores caíram sobre a pista na BR 285 e foram removidas pelos bombeiros.

Em Soledade, há relatos de que os ventos ultrapassaram os 100km/h. A BR 386 chegou a ser parcialmente interrompida por conta de uma queda de árvore. Já em Marau, a queda de árvore interrompeu totalmente o trânsito de uma rua que liga os bairros Borges e Portal do Sol. Também há registro de queda de energia elétrica, por conta do dano em postes da rede de distribuição.

Previsão

Segundo o observador metereológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio, a instabilidade segue durante o final da semana. Na sexta-feira (20), a previsão é de céu encoberto e pancadas de chuva no decorrer do dia. No sábado (21), está prevista uma nova área de instabilidade, que trará novamente pancadas de chuva com trovoadas e rajadas de vento de intensidade fraco a moderada.No domingo (22), ainda existe a possibilidade de pancadas de chuva e a temperatura entra em declínio acentuado durante a noite. A temperatura mínima fica na casa dos 12ºC e a máxima não passa dos 18ºC.

O final de semana termina com instabilidade e a semana começa com frio. A mínima na segunda-feira (23) está prevista para 7ºC e a máxima cerca de 20ºC.

Chuva

Durante a madrugada de quinta-feira (19) choveu 23 milímetros e outubro já registra um percentual de chuva 44% acima da média esperada, que é de 220 milímetros. 

Gostou? Compartilhe