Definir ações estratégicas que resultem em um crescimento sustentável regional foi o objetivo do Plano Estratégico de Desenvolvimento da Região do Corede Produção de 2015 a 2030, que se tornou livro neste ano. A obra define as principais demandas, apontadas pela comunidade, dos municípios que integram o Corede Produção e poderão norteador o trabalho das lideranças de cada cidade nos próximos anos. Nesta terça-feira (14), uma cópia dele foi entregue para cada parlamentar pela presidente do Corede Produção, Munira Awad, durante uma reunião na Câmara de Vereadores.
Munira explicou que 750 pessoas de 21 municípios foram ouvidas e 70 projetos foram selecionados e estão contemplados no livro. Eles poderão se tornar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento e inclusão social e, ainda, nortear os agentes públicos pelos próximos 15 anos. “Aqui temos em mãos um reflexo do que a região precisa. Trouxe para que cada vereador possa discutir e conhecer efetivamente estas necessidades”, disse. Durante a reunião, ela, também, fez um apelo aos vereadores para que auxiliem na mobilização dos passo-fundenses para que participem da Consulta Popular do próximo ano, momento em que estes projetos podem ser efetivados. Passo Fundo, pelo segundo ano consecutivo, não atingiu o índice necessário de participação para receber os recursos, que acabam sendo revertidos para outras comunidades.
O presidente da Casa, vereador Patric Cavalcanti (DEM) agradeceu o recebimento da obra que é muito importante para o trabalho no Parlamento e ainda se comprometeu em buscar a mobilização para aumentar a participação da comunidade da Consulta Popular. “Em março vamos fazer uma audiência pública chamando empresários, comunidade e agentes políticos para fomentar a importância de a cidade garantir estes recursos. Somos otimistas que ano que vem não perderemos estes investimentos”, destacou.
Também participaram da reunião os vereadores Gleison Consalter, Ronaldo Rosa, Evandro Meireles, Alex Necker, Fernando Rigon, Eloí Costa e Rudimar dos Santos, além dos integrantes do Corede Produção, Ana Paula de Oliveira, Marco Silva, que também representava a Acisa e Catiussa Bitencourt que também representa o Comude de Mato Castelhano.
Vereadores recebem demandas de desenvolvimento regional
· 1 min de leitura