Alguns Sindicatos reclamam da falta de protetor solar para atender a demanda dos agricultores familiares ligados à FETAG. De acordo com levantamento da Federação, mais de 30 Sindicatos dos Trabalhadores Rurais não estão recebendo o produto. Na Regional Passo Fundo, composta por 18 cidades, também ocorrem atrasos em alguns municípios. A informação é que não há produto em estoque.
Aqui em Tapejara, segundo Adagir Coronetti, Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tapejara, a situação está quase normalizada. Em contato com o Secretário da Saúde do município, foi informado de que os agricultores que não receberam no mês de outubro, devem procurar a saúde para retirar o protetor. Alguns chegaram e estão à disposição. Lembrando que o programa oferece protetor aos cadastrados a cada 4 meses.
O programa foi criado em 2014 por uma lei do deputado Heitor Schuch com o objetivo de prevenir casos de câncer de pele. De lá para cá já foram distribuídos mais de 300 mil unidades a 100 mil produtores cadastrados. “A procura é grande e deve aumentar com a elevação das temperaturas e a proximidade do verão”, conclui Weber.