A armazenagem de grãos na propriedade foi o principal tema da Tarde de Campo realizada, nesta terça-feira (05/12), no município de Tapejara. As cerca de 100 pessoas que participaram, puderam conferir in loco o silo secador, modelo Emater, construído há dois anos, na propriedade da família de Valdecir Favaretto, comunidade Santa Rita, onde foi realizado o evento. A promoção foi da Prefeitura e Emater/RS-Ascar.
De acordo com o anfitrião, a vantagem de se ter a armazenagem de grãos na propriedade é grande. Além da garantia da qualidade do grão, a autonomia é destacada por Favoretto. “Ter o produto nas mãos e vender quando se quer, quando o preço está melhor, faz toda diferença”, disse o agricultor, que tem um silo com capacidade para 1.100 sacos de grãos. Outra vantagem, segundo ele, é a economia em transporte. O tema “armazenagem na pequena propriedade” foi apresentado pelo técnico em agropecuária da Emater/RS-Ascar, Jair Batista do Amaral, e pelo produtor Favaretto.
Segundo Amaral, no município de Tapejara, 16 produtores já construíram silo secador em suas propriedades. “Hoje temos capacidade de armazenar 57 mil sacos de grãos nas propriedades”, disse. O produtor João Migon já conta com essa tecnologia em sua propriedade e está satisfeito. “Claro que estou faceiro. Perdi tempo em não ter feito antes. Agora quero construir um para os grãos de inverno”, afirmou.
Outros temas também foram abordados durante a Tarde de Campo. O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar, Cláudio Dóro, falou sobre o mercado futuro de grãos. Ele explicou alguns fatores que influenciam nos preços, como o câmbio e o desempenho nas exportações. “É importante ter cautela nos investimentos e ter foco na produtividade. Temos que ser profissionais com eficiência para dentro da porteira”, salientou.
A importância da utilização dos grãos na alimentação foi o assunto abordado pela extensionista da Emater/RS-Ascar, Lisiane Rosa Carra, que falou sobre os benefícios de incluir grãos como aveia, milho, trigo, soja e feijões na alimentação. Ao final, foi servido um coquetel de degustação de alimentos elaborados com esses grãos.
O gerente regional da Emater/RS-Ascar, Oriberto Adami, frisou que a tecnologia do silo de armazenagem de grãos na propriedade, criada pela Emater/RS-Ascar, agrega valor e permite a manutenção da qualidade do grão. Ele destacou ainda ações que a Extensão Rural vem fazendo na região, como a atuação na assistência técnica na cultura da soja. “Precisamos pensar em renda nas propriedades para viabilizar a sucessão familiar”, ressaltou.
Também estiveram presentes o prefeito de Tapejara, Vilmar Merotto e o secretário municipal da Agricultura, Nelso Carlos Guerra.