As 72 famílias da ocupação Vista Alegre, no bairro Petrópolis, ganharam um novo fôlego na Justiça durante audiência realizada ontem ontem à tarde, no fórum de Passo Fundo. O prazo para suspensão de reintegração de posse, que venceria no próximo sábado (23/12), foi amplido para até 1º de março.
Comanda pela juíza Ana Cristina Frighetto Crossi, a audiência teve a participação dos moradores da ocupação, além do prefeito Luciano Azevedo, do secretário de Habitação, Paulo César Caletti, do procurado do município, Adolfo Freitas, e representantes do Ministério Público.
Além da ampliação do prazo, o município manifestou o interesse em adquirir parte da área ocupada pelas famílias, entre três a quatro hectares. De acordo com o secretário de habitação, Paulo César Caletti, a Justiça deverá nomear um perito para avaliar o valor da propriedade. " O primeiro passo é, junto com as partes, delimitar a área ocupada. Posteriomente, ela será avaliada. Diante das possibilidades econômicas, o município fará uma proposta aos proprietários" explicou.
Presentes na audiência, os donos da área concordaram com o encaminhamento. No entanto, comunicaram que parte dela já foi negociada com terceiros.
Plano B
Caso a intenção de compra naquele local não se concretize, a prefeitura apresentou uma segunda possibilidade. De acordo com Caletti, um processo administrativo foi aberto para avaliar a possibilidade legal de um chamamento público, uma espécie de licitação. A intenção, segundo ele, é avaliar proposta de proprietários de áreas interessados em vendê-las ao município. "Estamos estudando esta outra possibilidade. Tudo vai depender da disposição financeira do município", afirmou.
Advogada das famílias da Vista Alegre, Ana Carolina Tres Bühler avaliou como um avanço importante os encaminhamentos da audiência. "Além da ampliação do prazo, a prefeitura encaminhou uma proposta concreta. Inclusive, o proprietário da área se mostrou aberto às negociações" avaliou.
Protesto
Enquanto acontecia a audiência no Fórum, no lado de fora, as famílias das ocupações Vista Alegre e Bela Vista, protestavam. SEgurando faixas e cartazes, e utilizando um carro de som, elas se reuniram em frente ao Fórum, e bloquearam o trânsito na rua Coronel Chicuta. Cerca de 20 minutos depois, seguiram pela avenida Brasil e pararam no cruzamento com a General Neto. O trânsito da principal avenida de Passo Fundo permaneceu bloqueado por alguns minutos para a manifestação de algumas lideranças. Logo em seguida, se concentram em frente ao Fórum, novamente, mas entrada da General Neto.