Chuva e temperaturas mais baixas no feriadão

Com mínima de 12ºC na madrugada de domingo para segunda-feira, clima colabora com o Papai Noel neste ano

Por
· 1 min de leitura
Calor dá espaço para chuva e dias com nebulosidade no feriadãoCalor dá espaço para chuva e dias com nebulosidade no feriadão
Calor dá espaço para chuva e dias com nebulosidade no feriadão
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Papai Noel deverá passar menos calor na entrega dos presentes deste ano. O feriadão de Natal deverá ter chuva e temperaturas um pouco mais baixas, com mínima de 12ºC na madrugada de segunda-feira (25). As informações são do Observatório Meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet que indicam ainda a possibilidade de temporais em áreas isoladas no final de semana.
O observador meteorológico Ivegndonei Sampaio destaca que o sábado inicia nublado passando a encoberto com pancadas de chuva por vezes fortes com trovoadas, rajadas de vento de moderadas a fortes. Além disso, da manhã de sábado até a madrugada de domingo há risco de temporais localizados na região. As temperaturas entram em ligeiro declínio na noite de sábado. Durante o dia as temperaturas variam entre 19ºC e 26ºC.


O domingo inicia com céu encoberto passando a nublado, com possibilidade de chuva pela manhã. A mínima já fica em 15ºC e 24ºC. Na virada do Natal, a meia noite, a temperatura vai ficar em torno de 18ºC. A segunda-feira inicia com céu parcialmente nublado passando a nublado com possibilidade de chuva à tarde ou à noite. A mínima fica em 12C e a máxima em 27ºC.


Chuva
O mês de dezembro tem até o momento um volume de chuva de apenas 31mm, que representa 18% da média de 173mm. Além disso, a primavera terminou com acumulado de chuva abaixo da média. Mesmo assim, no ano, o volume total de chuva é de 2220mm, que é 23% acima da média esperada que é de 1800mm. “Tivemos também o mês de julho que teve 20mm de chuva. Se tivesse se confirmado a primavera com chuvas acima da média teríamos um acumulado maior ainda. Mas ainda não é um problema para reservatórios”, pondera Sampaio. A partir de terça-feira tem possibilidade de chuva todos os dias até a sexta-feira.
Além disso, a primavera encerrou com as temperaturas mais altas do ano e a segunda maior temperatura em 37 anos, que foi de 35ºC no dia 16 de dezembro - a máxima foi em dezembro de 2011, de 36ºC.

Gostou? Compartilhe