Auxiliar o produtor rural, especialmente os pequenos proprietários, é uma das ações da Prefeitura de Passo Fundo, realizadas através da Secretaria do Interior. Por conta disso, é dada atenção para o desenvolvimento de programas que visam apoiar o agricultor familiar. Um dos exemplos é o programa de estímulo à produção de grãos, realizado em parceria com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário.
Além deste, no ano passado foi renovada a parceria com o Programa Troca-Troca de sementes, mantido pelo governo do estado. Criado em 1988, o Programa Troca-Troca leva ao campo sementes de milho e sorgo com subsídio de 28%. O objetivo é estimular a produtividade, gerando desenvolvimento, sustentabilidade e qualidade de vida aos agricultores. Aproximadamente 25% da área de plantio do milho é feita com sementes do Troca-Troca.
Também é desenvolvida parceria com a Emater/Ascar para a realização de diversas atividades de estímulo à produção agropecuária no município. Dentre essas ações, pode-se destacar o Dia de Campo no distrito de Bela Vista, que teve foco na produção de hortifrutigranjeiros, com destaque para a plantadeira a vácuo, recentemente adquirida pela Secretaria do Interior e que pode ser utilizada para a produção de precisão. Ainda com foco no hortifrutigranjeiro, durante o ano passado foram distribuídos mais de 10 mil pacotes de sementes de hortaliças, atendendo cerca de 3.500 famílias e 57 entidades.
Apoio às agroindústrias
Visando apoiar o desenvolvimento do setor produtivo agroindustrial, por iniciativa da atual gestão, foi aprovada a Lei Complementar nº 213/2017, que dispõe sobre o Serviço de Inspeção Municipal, e o Decreto nº 104/2017, que regulamenta a Lei Complementar. Com essa nova legislação o município irá buscar fazer parte do SISBI-POA, o que dará condição para a produção local de alimentos industrializados de origem animal buscarem novos mercados.