A tradicional passagem dos argentinos que vão para o litoral catarinense todos os anos está menor em 2018. Eles geralmente utilizam a BR-285 para viajar até o estado vizinho e muitos acabam parando em Passo Fundo para descansar antes de seguir viagem. Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) não há uma contagem oficial do número de veículos, mas se percebe que houve uma diminuição em relação ao verão passado.
Conforme informações da PRF o movimento dos estrangeiros começou a se intensificar a partir do Natal. Apesar disso, até o momento não houve ocorrência grave envolvendo a passagem dos estrangeiros, embora tenham ocorrido algumas infrações. Neste ano, o porto da PRF em Passo Fundo recebeu o reforço de agentes para acompanhar a passagem.
Entre os objetivos das operações de fiscalização estão o de evitar acidentes graves e coibir as infrações e também garantir a segurança dos turistas, tendo em vista que assaltos podem ocorrer neste período. Por isso, um número maior de policiais faz o revezamento nos principais horários de passagem dos estrangeiros.
Além disso, as operações visam regularizar a situação de motoristas que tenham multas em aberto de passagens anteriores e que não foram quitadas no momento da saída do país. A cobrança pode ser feita tanto no momento da entrada no Brasil, quanto nos demais postos de fiscalização da PRF. Quando um motorista é flagrado em situação irregular, o carro é retido e emitido o boleto para pagamento. Caso o condutor não quite o débito, o carro pode ser recolhido ao pátio do guincho.
Hotéis
Nos hotéis também é sentida a diminuição da movimentação dos estrangeiros em Passo Fundo. Conforme Jocelina Gonçalves, subgerente de um dos hotéis que costuma receber os argentinos no município, todos os dias eles têm recebido hóspedes, mesmo assim o número é bem menor em relação ao verão passado. Muitos deles já vêm com reserva feita, enquanto outros chegam à cidade e fazem pesquisas de preço antes de se hospedarem em algum lugar. Eles costumam chegar a partir das 18h e seguem viagem na manhã seguinte. Ela também relata que, em viagem recente, percebeu a diminuição do número de carros com placas estrangeiras na rodovia. No ano passado, em viagem no mesmo período, o fluxo percebido era maior.