Prefeitos e representantes de municípios da região reuniram-se em Casca nesta quarta-feira, 03 de janeiro, para debater o projeto de videomonitoramento que será implantado integrando sete cidades. O objetivo é instalar câmeras de segurança e a central de monitoramento com sede em Casca. Fazem parte do projeto os municípios de São Domingos do Sul, Vanini, David Canabarro, Santo Antônio do Palma, Gentil e Ciríaco. O Prefeito de Vila Maria, que irá se integrar ao projeto de Marau, também participou da reunião.
Os municípios irão adquirir câmeras com os R$ 54 mil provenientes da Consulta Popular do Governo do Estado. Já o sistema e a central regional serão custeados pelas prefeituras. Para receber a verba do Programa Estadual, os prefeitos têm até o dia 15 de janeiro para encaminhar os projetos à Secretaria Estadual de Segurança Pública. Os representantes da Secretaria Estadual de Segurança Pública Carlos Handel e Tenente Vilmar Brasil participaram da reunião para prestar informações aos prefeitos e representantes, já que cada município terá que fazer seu próprio projeto para receber o recurso. Também esteve presente a Brigada Militar e representantes do Consepro.
O Tenente Brasil elogiou a iniciativa da região e explicou que o objetivo do Governo do Estado é trabalhar para o cercamento eletrônico de todas as regiões. “Os municípios precisam trabalhar conjuntamente em projetos de segurança para que não ocorra a migração da criminalidade” explicou o Tenente. A região de Casca toma como exemplo o Município de Marau para realizar as ações.
O Chefe de Gabinete da Prefeitura de Casca, Edevaldo Kuiava, explica que todos os municípios precisam estar vinculados ao SIM – Sistema Integrado de Monitoramento, do Governo Estadual. “Dessa forma, as informações captadas pelas câmeras de vigilância nos municípios serão recebidas pela central na Brigada Militar de Casca e também no sistema estadual, em Porto Alegre, que fará a ligação com todas as regiões do Estado que possuem os sistemas, facilitando a identificação de criminosos” explica Kuiava. A central de videmonitoramento deve estar pronta até junho deste ano.