A Expodireto Cotrijal 2018 acontece entre os dias 05 e 09 de março em Não-Me-Toque. As melhorias no parque já estão em andamento para receber os milhares de visitantes que deverão passar pelo local. Além disso, a programação também começa a ser definida, como a audiência pública aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) do senado que debaterá o tema “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”. Este será o sétimo ano consecutivo em que a comissão promoverá a audiência durante a feira.
O Parque da Expodireto Cotrijal recebe, em ritmo acelerado, obras de melhorias e ampliação para receber os milhares de visitantes que participarão da feira neste ano. Entre as melhorias está a construção de um anexo no Pavilhão da Agricultura Familiar. O espaço de 99,45 metros quadrados servirá de apoio para os expositores e contará com dois vestiários (masculino e feminino), cozinha e depósito. A previsão é que a obra seja concluída até fevereiro.
“Este foi um espaço solicitado pelos expositores, que muitas vezes necessitam de um local para armazenar algum material ou finalizar os serviços. Será um avanço em atendimento e qualidade para os expositores, uma marca da Expodireto Cotrijal”, comentou Celso Siebert, coordenador do espaço da Emater no parque e também do Pavilhão da Agricultura Familiar.
Demais áreas do parque já recebem reparos
O restaurante, localizado na área central do parque, também começa a receber algumas melhorias. Segundo o setor de engenharia da Cotrijal, será realizada uma reforma na cozinha, com a instalação de novas mesas, pias inox e coifas. A área da churrasqueira também receberá adequações, com o objetivo de modernizar o espaço, proporcionar mais conforto e qualidade para a preparação dos alimentos.
A montagem dos estandes começa no dia 5 de fevereiro. “Neste mês de janeiro, cerca de 60 pessoas devem trabalhar para adiantar os serviços das obras, jardinagens e cuidados especiais”, comenta Marlon Lauxen, coordenador do Parque da Expodirteto Cotrijal, que acredita que em meados de fevereiro o número de trabalhadores no parque deve chegar a 600.
No parque também estão em andamento obras de ampliação interna do banheiro feminino, na área central; troca do piso do anfiteatro e substituição e melhorias na estrutura do mirante (anexo a Casa do Meio Ambiente), no Espaço do Meio Ambiente.
Audiência pública
A programação da feira, que é palco de importantes debates acerca do agronegócio regional e nacional, também começa a ser definida. Já está confirmada a audiência pública do Senado Federal que acontecerá na tarde de 9 de março, último dia da feira, no Auditório Central do Parque.
A realização da audiência já foi aprovada pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), com debate sobre o tema “Inovação e Sustentabilidade na Agricultura”, por iniciativa da senadora Ana Amélia Lemos (Progressistas-RS). Será o sétimo ano consecutivo em que a comissão promoverá a audiência em Não-Me-Toque, durante a Expodireto Cotrijal. A TV Senado transmitirá a programação ao vivo.
Segundo a senadora Ana Amélia, é importante discutir a inovação na sustentabilidade ambiental para garantir segurança na renda dos produtores, na sanidade da produção e nos ganhos da economia. “Estamos falando muito em agricultura de alta precisão. É preciso que os agricultores tenham conhecimento e acesso à tecnologia e à inovação voltada para o campo. Esse é um tema importante sob aspecto do aumento da produtividade, da sustentabilidade, da segurança alimentar e da segurança dos produtores”, afirmou.
Serão convidados para o debate o coordenador de Tecnologia da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Reginaldo Minaré; o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Ricardo Silveiro Balardin; o diretor executivo da Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), Mario Von Zuben; o presidente da Expodireto Cotrijal, Nei César Mânica, o presidente da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja), Marcos da Rosa; o pesquisador da Embrapa, Vitor Hugo de Oliveira; e o engenheiro agrônomo da Emater-PR, Germano Kusdra.