Chuvas dão trégua e temperaturas ficam mais amenas

Mesmo assim, devido à presença de muitas nuvens, podem ocorrer pancadas isoladas em algumas áreas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

As chuvas devem dar uma trégua neste final de semana na região. A instabilidade perde força, mas, devido à presença de muitas nuvens, ainda podem ocorrer pancadas de chuva em pontos isolados. Além disso, o sábado e o domingo devem ter temperaturas mais agradáveis. No início da manhã de sexta-feira, por exemplo, a temperatura era de 18ºC, mas a sensação térmica era de 15ºC. O observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, explica que a instabilidade diminui no final de semana, mas a presença de nuvens pode causar chuvas esparsas. Os dias ficarão com temperaturas máximas amenas e manhãs e noites com mínimas pouco abaixo do padrão para a época. No sábado a mínima fica em 16ºC e a máxima em 24ºC. No domingo as temperaturas ficam entre 17ºC e 26ºC, com possibilidade de pancadas de chuva no final da tarde e início da noite.


A próxima semana inicia com pancadas de chuva mais intensas, com mínima de 18º e máxima de 26ºC. Até a sexta-feira o acumulado de chuva era de 165mm, 11% acima da média que é 150mm. As chuvas mais bem distribuídas ocorreram entre os dias 21 e 23, que alcançaram 100mm. Sampaio explica ainda que o friozinho das manhãs não caracteriza nenhuma anormalidade. “Se deve ao resfriamento noturno e aos ventos, que os meteorologistas chamam de ventos marítimos, principalmente quando está quadrante leste e sudeste, e trazem a refrigeração do mar”, explica sobre as temperaturas mais amenas dos últimos dias.

 

Tendência de 30 de janeiro a 1º de fevereiro
De acordo com o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, entre a terça (30/01) e a quinta-feira (01º/02), o tempo deverá permanecer seco e a presença do ar quente manterá o forte calor, com temperaturas entre 32°C e 35°C em todas as regiões. A projeção numérica indica que os totais esperados para o período deverão ser inferiores a 20 mm na Campanha, Zona Sul e na maior parte do Litoral; na Região Central, Vale do Rio Pardo, Serra do Nordeste e Vale do Taquari, Fronteira Oeste e nas Missões os volumes oscilarão entre 35 mm e 50 mm; no Vale do Uruguai e no Planalto os valores estimados deverão variar entre 50 e 60 mm.

Gostou? Compartilhe