UPF lança na Expodireto sua primeira cultivar de batata

A Universidade lança na quinta-feira, 8 de março, às 10h, a cultivar de batata UPFSZ Atlantucha, que tem boa produtividade, resistência a insetos e é ideal para fritura

Por
· 1 min de leitura
 Crédito:  Crédito:
Crédito:
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
A Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (FAMV/UPF) lança, no dia 8 de março, às 10h, na Expodireto Cotrijal 2018, em Não-Me-Toque, sua primeira cultivar de batata, denominada de UPFSZ Atlantucha. A variedade já está disponível para produtores e compradores interessados em cultivá-la e poderá ser conferida no estande da UPF na Expodireto, no espaço do Laboratório de Biotecnologia Vegetal.
  
A batata UPFSZ Atlantucha tem boa produtividade, resistência a insetos e é ideal para fritura. Essa é a primeira cultivar de batata desenvolvida na FAMV/UPF e originou-se do cruzamento das variedades Catucha x Atlantic. O primeiro cruzamento foi realizado há 10 anos e, depois de muitos testes e estudos, a variedade, que já está registrada no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), está disponível para o cultivo externo. 
 
Estão envolvidos no desenvolvimento dessa nova variedade de batata a engenheira agrônoma e professora Dra. Lizete Augustin, a engenheira agrônoma Me. Marilei Suzin, e o laboratorista Clarício Machado dos Santos. 
 
Características
A cultivar apresenta bom potencial produtivo, com hastes e folhas muito vigorosas, além de um sistema radicular bem desenvolvido, fato que confere uma boa tolerância à escassez de água. É resistente às principais doenças das batatas, como a requeima (Phytophthora infestans) e a Erwinia sp. Além disso, a cultivar desenvolvida pela UPF tem boa resistência ao ataque de insetos-pragas, provavelmente pela pilosidade das suas folhas. 
 
Aptidão culinária
Um dos diferenciais dessa cultivar é a excelente qualidade para fritura, sendo similar à cultivar Atlantic (padrão internacional em qualidade de processamento industrial). A Atlantucha tem tubérculos com formato oval ideal para fritura em forma de palito. Tem alto teor de massa seca e baixo teor de açucares redutores, que deixam os palitos crocantes e com coloração clara.
 
Disponibilidade de semente
As sementes da UPFSZ Atlantucha estão disponíveis no Laboratório de Biotecnologia Vegetal da FAMV/UPF, localizada no Campus I da UPF, em Passo Fundo. Informações pelo telefone (54) 3316-8168. As sementes também podem ser adquiridas com o produtor Sérgio Zanette, em Capela São Pio X, Ibiraiaras. O telefone do produtor é (54) 99998-2695.
Gostou? Compartilhe