Daer realizará blitze durante a Expodireto Cotrijal

Aproximadamente 60 profissionais devem atuar na fiscalização dos veículos de fretamento e turismo

Por
· 1 min de leitura
Os ônibus, micro-ônibus e vans que não estiverem com a documentação em dia serão impedidos de prosseguir a viagemOs ônibus, micro-ônibus e vans que não estiverem com a documentação em dia serão impedidos de prosseguir a viagem
Os ônibus, micro-ônibus e vans que não estiverem com a documentação em dia serão impedidos de prosseguir a viagem
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+
O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) deve intensificar as ações de fiscalização dos veículos de fretamento e turismo durante a Expodireto Cotrijal, que acontece de 5 a 9 de março, em Não-Me-Toque. A ação é coordenada pela Diretoria de Transportes Rodoviários (DTR) da autarquia e envolve cerca de 60 profissionais. “O Departamento, enquanto órgão fiscalizador, está atuando neste e em outros eventos de grande porte que acontecem do Rio Grande do Sul a fim de garantir a segurança dos participantes”, destaca o diretor da DTR, Lauro Hagemann.
 
De acordo com Hagemann, para evitar o transporte clandestino são verificados documentos obrigatórios, como o laudo de vistoria do veículo e a apólice e o pagamento de seguro, além da lista de passageiros. “Empresas que descumprem os requisitos legais conseguem oferecer preços mais competitivos, atraindo os usuários. Porém, esses ônibus podem não estar em condições adequadas para transitar com passageiros, assim como maioria dos motoristas não possuem treinamentos especiais, como o de primeiros socorros em caso de acidente”, afirma.
 
As inspeções serão realizadas por amostragem, em horários alternados, nas rodovias de acesso a Expodireto. Os ônibus, micro-ônibus e vans que não estiverem com a documentação em dia serão impedidos de prosseguir a viagem e as empresas responsáveis multadas. “O objetivo não é aplicar a penalidade, até por essa razão estamos divulgando a iniciativa e recomendando que os motoristas estejam atentos. Antes de saírem de sua origem, é fundamental que confiram os itens exigidos por lei, em especial o documento de identidade dos passageiros”, lembra o diretor.
 
A fiscalização dos veículos é realizada de forma periódica pelos servidores da DTR. Mas em acontecimentos que envolvem um grande número de pessoas são realizadas blitze especiais, com mais fiscais atuando. A próxima iniciativa neste sentido será em março, dos dias 20 a 22 durante a Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

 

Gostou? Compartilhe