Em clima de otimismo, inicia 19ª Expodireto Cotrijal

Autoridades políticas estaduais e nacionais participaram da solenidade realizada na manhã de hoje em Não-Me-Toque

Por
· 4 min de leitura
Divulgação Expodireto CotrijalDivulgação Expodireto Cotrijal
Divulgação Expodireto Cotrijal
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Palco de negócios, vitrine para o agronegócio e também cenário fértil para os políticos. Em ano eleitoral, não poderia se esperar outra coisa, senão uma grande movimentação de políticos na abertura da Expodireto Cotrijal. O evento aconteceu ontem pela manhã com uma alteração no protocolo: o governador José Ivo Sartori foi um dos primeiros a falar por que tinha compromisso ainda pela manhã. O presidente da Cotrijal, Nei César Manica, abriu os trabalhos, destacou a sua fala que a feira inicia com otimismo pela retomada do crescimento econômico com país. “O setor do agro é que está sustentando esse país”, destacou aos presentes. Ele também fez uma fala destinada aos ministros Eliseu Padilha e Carlos Marun e pediu que a questão do Funrural possa ser rediscutida a fim de que aqueles que pagaram possam ter descontos em cima do que deve ser recolhido nos próximos anos. “Não é pedido, não é anistia, é questão de justiça para o setor produtivo”, completou.

 

Em seguida falou Sartori que pediu um minuto de silêncio em homenagem ao empresário Raul Randon que faleceu nesse final de semana. Em sua fala, Sartori destacou que é necessário se manter as medidas para conter a crise no Estado e reiterou que 2018, por ser uma no de eleição, não será um ano morto. “A travessia ainda não terminou, a casa precisa continuar sendo arrumada”, pontuou. Também falou sobre as medidas que foram tomadas nos últimos anos: “o RS foi o estado que tomou as medidas mais duras para o seu enfrentamento e que agora está preparado para ingressas num novo ciclo de desenvolvimento econômico e social”. Sartori enfatizou a importância do agronegócio para a economia estadual e enfatizou que o setor cooperativo, apesar da tradição, está aberto à inovação. Ele ainda lembrou do lançamento do Refaz Cooperativas, lançado na última sexta-feira. O Refaz Cooperativas prevê prazo de pagamento, em até 120 meses, dos créditos tributários relacionados com o ICM e o ICMS, vencidos até 30 de junho de 2017, constituídos ou não, inscritos ou não em dívida ativa, inclusive ajuizados. O programa não prevê a redução de multas ou juros. A adesão ao programa e o pagamento da parcela inicial devem ser feitos até 11 de maio.

 

O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Eumar Roberto Novacki, representando o ministro Blairo Maggi, enalteceu a posição do país de maior produtor de alimentos do mundo e elencou os programas federais que facilitam a vida do produtor. “O setor agrícola é muito importante para a economia do país, responsável por um em cada três empregos formais e por quase 25% do PIB brasileiro, além de quase 50% das exportações. Desde que assumimos o Ministério, temos defendido a importância do Brasil não só para os brasileiros, mas para o mundo. Se o Brasil parar ou diminuir sua produção, muita gente vai passar fome”.

 

O ministro-chefe da Secretaria-Geral de Governo, Carlos Marun, parabenizou a feira, pela excelência em organização. “O nosso presidente envia para este evento os parabéns e um muito obrigado, pois sabemos que o setor do agronegócio é o que nos possibilita sair da crise. Estamos atentos às reivindicações trazidas pelo setor”, disse.

 

O ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, destacou em sua fala as medidas tomadas pelo governo federal na área da reforma agrária e afirmou que em 2018 serão entregues 95 mil títulos de propriedade em todo o Brasil. Também falou da importância das reformas da previdência, que não pode ser votada em função da intervenção federal no Rio de Janeiro. Ele enfatizou que a prioridade do presidente Michel Temer neste momento é com a segurança a fim de se evitar que se propague pelo país a situação vivenciada no RJ.

 

Programação

06 de março

29º Fórum Nacional Da Soja

8h- Auditório Central

 

Seminário Monitora Todos Contra O Percevejo

10h - Auditório Da Produção

 

Palestra A Evolução Da Energia Fotovoltaica

14h - Auditório Da Produção

 

3º Fórum Estadual De Conservação Do Solo E Da Água

14h - Auditório Central

 

7 de março

Palestra Tendências Climáticas Para Agricultura 2018 (Voltado Para As Culturas De Inverno)

8h30 - Auditório Da Produção

 

14º Fórum Estadual Do Leite

8h30 - Auditório Central

 

Palestra Por Que Automatizar A Sua Fazenda

10h30 - Auditório Da Produção

 

Fórum Cultura Do Trigo

13h30 - Auditório Central

 

Palestra Não Se Produz Só Com Npk

A Importância Dos Demais Nutrientes Na Construção Da Fertilidade Dos Solos.

14h - Auditório Da Produção

 

4º Encontro De Empresárias Rurais Cotrijal/Bayer

16h - Auditório Central

 

08 de março

11º Fórum Florestal Do Rs

9h - Auditório Central

 

Ciclo De Palestras Mulheres Que Cooperam

A Força Feminina Que Move O Cooperativismo

9h - Casa Ocergs-Sescoop/Rs Na Expodireto Cotrijal

 

Seminário Monitora Manejo E Conservação Do Solo

10h - Auditório Da Produção

 

Palestra Processo De Descarga De Produtos Em Unidades De Armazenamento De Grãos

Equipamentos, Qualidade Dos Produtos E Segurança Do Trabalho

14h - Auditório Da Produção

 

Fórum Soja Brasil

Tecnologia, Custos De Produção E Políticas De Apoio À Cultura Da Soja

14h - Auditório Central

 

09 de março

Fórum Internacional Jovem Cooperativista

8h30 - Auditório Central

 

Reunião Famurs

9h - Auditório Da Produção

 

Audiência Pública Da Comissão De Agricultura Do Senado Inovação E Sustentabilidade Na Agricultura

Gostou? Compartilhe