A Expodireto Cotrijal encerrou a edição 2018 com um público 10% maior em relação ao ano passado, chegando a 265,6 mil pessoas que passaram pelo parque durante os cinco dias de feira. A comercialização também foi superior ao ano passado, em aproximadamente 4%, e chegou a R$ 2,207 bilhões em negócios. Satisfação do púbico chegou a 99%. O grande responsável pela evolução nos negócios foi o Pavilhão Internacional, que teve um crescimento de 722% na comparação com o ano passado, R$ 40 milhões. O montante apresentado, R$ 328,644 milhões, representa vendas de commodities (soja e farelo de soja) e atração de investimentos. Dois negócios foram os mais significativos.
Em relação às vendas, houve crescimento de 31% nos negócios via bancos de fábrica. Já as vendas por meio das instituições financeiras públicas e privadas tiveram queda de 16% e as aquisições com recursos próprios caíram 10%. No Pavilhão da Agricultura Familiar, as vendas cresceram 4%, totalizando R$ 1,089 milhão.
De acordo com o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, dentre os setores que tiveram maior incremento de negócios, a área da irrigação chegou a ser 18% maior em relação ao ano passado. Na área de máquinas e grãos o incremento foi de 6%. A única área que teve um decréscimo nas negociações foi a armazenagem, que registrou um volume de negócios 13% inferior à edição de 2017.
Para o presidente, a inovação continuará sendo o foco da Feira em 2019, quando chegará à sua 20ª edição. “Agora estamos discutindo a agricultura digital que vai ser um complemento da agricultura de precisão e do plantio direto”, pontuou Manica. Na avaliação dele o aumento de produtividade continuará sendo um desafio da agricultura regional o que exigirá dos produtores manejo mais eficiente para que seja possível aumentar os patamares de produção. Um dos fatores que precisará ser foco de atenção do produtor é o manejo de solo, que é fator crucial para o crescimento da produtividade.
Manica também falou sobre o crescimento do público, que, na visão dele, deve se estabilizar nos patamares atuais. Neste ano foram mais de 265 mil pessoas que passaram pelo parque. O número é calculado conforme a quantidade de ônibus e automóveis que chegam aos estacionamentos. Além disso, a movimentação na praça de alimentação também serve como base para o cálculo. Segundo ele, se a organização incluísse um show na programação, por exemplo, o número de visitantes poderia ser maior, mas esse não é o objetivo da feira, que é focada na realização de negócios. Neste ano, o único dia que teve menos visitantes em relação
à edição do ano passado foi a segunda-feira.