Para finalizar os seminários regionais, nesta quinta-feira (05/04), a Diretoria da Emater/RS-Ascar apresentou os resultados positivos da gestão no período 2015/2018, nas áreas social, técnica e financeira, para os empregados do Escritório Central. Na oportunidade, o presidente Clair Kuhn anunciou seu afastamento do cargo a partir desta sexta-feira (06/04), para concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa do RS. “Quando eu entrei na Emater, minha grande dificuldade era mostrar o trabalho desenvolvido pela Instituição para a sociedade”, conta, ao destacar que “hoje saio uma pessoa melhor do que quando entrei, sempre defendendo os direitos da agricultura familiar e das políticas públicas”, disse, acompanhado pelo diretor técnico, Lino Moura, pela diretora administrativa, Silvana Dalmás, e o chefe de Gabinete, Jorge Luiz Siebert.
Atualmente a Emater/RS-Ascar conta com 2.198 empregados em todo Estado, em 493 escritórios Regionais e Municipais, que buscam colocar os agricultores nas condições de permanecer no campo, produzindo alimentos com qualidade.
“Mantemos a defesa permanente da Instituição”, afirmou o presidente Kuhn, ao citar, como conquistas da gestão, a renovação da Filantropia para até março de 2020, a ampliação do orçamento para a Extensão Rural e Social, que neste ano de 2018 é de R$ 205,7 milhões, a ampliação da participação da Instituição nos Conselhos Municipais de Assistência Social, o pagamento dos salários em dia, bem como de promoções e capacitações e o início das obras de construção da Casa da Emater no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, que vai apresentar, durante todo o ano, um modelo de propriedade sustentável para estudantes e técnicos.
Na busca de melhorias na Tecnologia da Informação, foram oferecidos 120 notebooks em convênios com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), do Ministério do Desenvolvimento Social (MFS), mais 690 tablets, 28 veículos novos e mais 120 veículos com o recurso da Sead. Kuhn também destaca o fortalecimento de parcerias com os bancos do Brasil, Banrisul, Sicredi e Badesul, entre outas entidades.
“De 2015 para cá, atendemos a 233.449 famílias, que estão inseridas em alguns dos programas que a Emater executa, como crédito rural e Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper), agroindústria familiar, programa da Gestão Sustentável da Agricultura Familiar, Programa Solos e Água, Saneamento Ambiental, Lavouras de Resultado (MIP), Certificação e Classificação de Produtos”, lista o presidente Kuhn.
Ao final do evento, foram entregues tablets, de forma simbólica, aos gerentes estaduais, que serão repassados para os empregados a campo, para agilizar o atendimento ao agricultor e o trabalho do extensionista.