A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) renovou a licença de operação da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) do Capigui, localizada entre os municípios de Marau, Mato Castelhano e Passo Fundo. De acordo com a nova licença, a Companhia Estadual de Geração e Transmissão de Energia Elétrica (CEEE-GT), responsável pela administração do empreendimento, pode alterar o nível da água do principal reservatório da PCH, desde que mantenha uma equipe de fiscalização no local para o controle da fauna de peixes da região em caso de emergência. Configura-se situação de alerta quando a redução do nível do reservatório for superior a três metros.
Em fevereiro deste ano, episódio em que foi constatada redução de aproximadamente seis metros no nível da barragem chamou a atenção das autoridades. Com o intuito de evitar danos ambientais, a Fepam encaminhou, em caráter emergencial, um ofício à CEEE-GT. No documento, a fundação determinou a adoção de medidas operacionais para a recuperação do nível do reservatório. Um relatório de vistoria produzido pela Fepam constatou, posteriormente, que, naquela ocasião, não houve impacto significativo sobre os peixes.
A nova licença de operação também determina que a CEEE elabore um estudo sobre o comportamento dos peixes em função da oscilação de nível do reservatório para avaliar o impacto ambiental na fauna da região. A estimativa é que o trabalho seja concluído em cinco anos, pois devem ser levados em consideração dados relacionados à sazonalidade dos períodos de cheia e estiagem.