O bloqueio atmosférico das últimas semanas deve perder força e há a possibilidade de chuva para o final desta semana. A massa de ar quente e seco que atuava sobre a região impedia o ingresso das frentes frias que causavam chuvas em outras partes do Estado, como em Uruguaiana. Nos próximos dias, o calor também deve dar lugar a temperaturas mais amenas. As informações são do observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet Ivegndonei Sampaio.
De acordo com Sampaio, a semana deve ser de dias parcialmente nublados a nublados, principalmente à tarde. Além disso, as temperaturas mínimas devem oscilar entre 12ºC e 14ºC e as máximas entre 24ºC e 26ºC. Com isso, as temperaturas das manhãs voltam a ser características de maio, que já teve máxima de até 29ºC neste ano.
Para o final de semana, especialmente, há a possibilidade do retorno das chuvas bem distribuídas e em quantidades significativas. A chuva do último final de semana foi de apenas 5mm. No mês, o acumulado é de 6mm enquanto a média prevista é de 114mm. Maio é o segundo mês com menor média de chuva, atrás apenas do mês de abril que é de 100mm. O indicativo de chuva para o final de semana é de que as condições permaneçam entre dois e três dias.
Sampaio explica que a falta de chuvas nas últimas semanas se deve a um fenômeno conhecido como bloqueio atmosférico. Ele foi causado por uma massa de ar seco e quente que atua sobre a região e impede a entrada das frentes frias que se formam mais ao sul do Estado. Esse bloqueio deve perder força e dar lugar à chuva bem distribuída e em quantidade significativa neste final de semana.