A instabilidade que chegou na região na sexta-feira, 11, foi de rápida passagem, de acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. As temperaturas em declínio tendem a segurar o tempo firme até segunda-feira, com mínimas entre 9°C e 11ºC e máximas de 20°C a 22°C neste final de semana.
Na segunda-feira, dia 14, a nebulosidade deve aumentar, assim como as temperaturas, que ficarão entre mínima de 12°C e máxima de 26°C, conforme informações de Sampaio. Na terça-feira, dia 15, há chances de retorno da chuva. A média de precipitação para o mês de maio é de 114mm, sendo que nos dez primeiros dias foram registrados apenas 9mm.
Clima no Estado
Conforme o Boletim Meteorológico Semanal da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação, as tendências no estado são de frente fria e chuvas entre os dias 15 e 17 de maio. Os totais de chuva esperados para o período deverão oscilar entre 50 e 70 mm na Campanha, Missões e no Vale do Uruguai; na Fronteira Oeste os valores poderão superar 100 mm em alguns municípios. No restante do Estado, os valores deverão oscilar entre 20 e 45 mm.
Na terça-feira (15), a presença da frente fria provocará chuva em todo Estado, com risco de temporais, principalmente na Campanha, Fronteira Oeste e nas Missões. A partir da quarta-feira (16), o ingresso de ar seco e frio provocará novo declínio da temperatura em todas as regiões.