Chuva e ventos fortes trazem prejuízos à região

A intensidade do vento ultrapassou os 80 km/h na tarde de ontem (11). Há registro de queda de árvores e destelhamento em diversos municípios

Por
· 2 min de leitura
Árvore caída sobre a ERS 324, entre Passo Fundo e Marau. Trânsito ficou interrompido na tarde de ontem (11)Árvore caída sobre a ERS 324, entre Passo Fundo e Marau. Trânsito ficou interrompido na tarde de ontem (11)
Árvore caída sobre a ERS 324, entre Passo Fundo e Marau. Trânsito ficou interrompido na tarde de ontem (11)
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

Com rajadas de vento que ultrapassaram 80 km/h, a semana começou com estragos e transtornos na região. Uma árvore caiu sobre a ERS 324, entre Passo Fundo e Marau, ontem (11). A pista ficou interrompida por algumas horas no meio da tarde, próximo à curva do Bier. A remoção da árvore foi realizada por funcionários que fazem a restauração da rodovia.

O temporal iniciou ainda na noite de domingo, com a chegada de uma frente fria na região, conforme explica o observador meteorológico da Embrapa Trigo, Ivegndonei Sampaio. Foram registradas trovoadas, pancadas de chuva de forte intensidade e ventos, que ultrapassaram os 84 km/h entre 19h e 20h de domingo. Durante as primeiras horas de temporal, os bombeiros foram acionados para retirar uma árvore, que caiu em meia pista, na BR 285, trecho entre Carazinho e Passo Fundo. Entre Carazinho e Não-Me-Toque, na ERS 142, também houve registro de árvore sobre a rodovia. Nas duas situações, a pista não foi bloqueada.

Com a temperatura mais alta do mês, de 25°C, na tarde de segunda, o temporal se intensificou. Os ventos ficaram mais fortes, de até 86 km/h entre 14h e às 15h de ontem, em Passo Fundo. Conforme Sampaio, até este período, foi registrado 14 mm de chuva. O acumulado do mês já soma 38 mm, o que representa 35% da média histórica do mês (134 mm).

Em Passo Fundo, o Corpo de Bombeiros atendeu quatro ocorrências de árvores caídas e ações preventivas entre a noite de domingo e à tarde de segunda. Um dos casos foi na Rua General Osório, em frente ao Fórum, no início da tarde de ontem. Também houve registro de destelhamento de casas em diversos municípios. Em Marau, foram pelo menos 12 chamados aos bombeiros municipais, em seis bairros. O Corpo de Bombeiros de Carazinho atendeu 13 entregas de lona em quatro bairros da cidade. Em Soledade, onde o vento atingiu 92 km/h, os Bombeiros haviam registrado apenas um destelhamento de casa.

A coordenadoria regional da Defesa Civil, de Passo Fundo, ainda faz o levantamento dos estragos nos 76 municípios de abrangência. De acordo com o coordenador, major Ricardo Mattei Santos, há informações preliminares de danos nos municípios de Gentil, Mato Castelhano e Carazinho. No decorrer da semana, o órgão terá relação mais detalhada das consequências do temporal.

O risco de temporal permanece nesta terça-feira (12) para os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) publicou alerta para chuva entre 50 e 100 mm por dia, ventos intensos (60-100 km/h), e queda de granizo. Há possibilidade de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

Previsão para semana

Sampaio afirma que a semana terá frio, chuva e até geada. Para hoje, a previsão é de tempo de encoberto a nublado, com formação de nevoeiro e temperatura em ligeiro declínio à noite. Devido à entrada de um ar frio de origem polar, a mínima fica em 11°C e a máxima em 20 °C. Amanhã, o dia inicia de claro a parcialmente nublado, com temperatura entre 3°C e 11°C. O observador meteorológico pontua que se não houver formação de nevoeiro, pode ser registrada geada ao amanhecer.

Na quinta-feira, aumenta a nebulosidade. O dia fica nublado e aumenta a possibilidade de chuva no decorrer do dia. Chuva deve ser de rápida passagem. Mínima de 3°C e máxima de 13°C. Sexta e sábado não tem possibilidade de chuva, conforme Sampaio. Na sexta, as temperaturas devem ficar entre 1°C e 10°C. Já no sábado, mínima de 1°C e máxima de 14ºC. 

 

 

Gostou? Compartilhe