A solidariedade mudou a rotina da portaria dos funcionários do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, durante a semana e mais efetivamente nesta sexta-feira, 15 de junho, quando inúmeros donativos foram reunidos para serem entregues às pessoas que perderam casa e tudo que tinham nos temporais ocorridos na madrugada de terça-feira. Diante das tristes imagens noticiadas, o Serviço Social vinculado aos Recursos Humanos do HSVP, prontamente, contatou com a Defesa Civil do estado, manifestando que a instituição faria mobilização entre os funcionários.
Segundo a assistente social do RH, Elisete da Silva, foram arrecadados alimentos, produtos de higiene, roupas e cobertores. Em paralelo com essa ação houve arrecadação de dinheiro para a compra de 22 colchões de solteiro e 10 de casal. “Este foi um pedido da Defesa Civil que conseguimos atender. Nós agradecemos à mobilização dos funcionários da matriz e unidade 2, que se sensibilizaram pela situação das pessoas atingidas pelos temporais e fizeram uma bonita ação solidária”, ressalta a assistente social.
O coordenador regional da Defesa Civil no estado, Ricardo Mattei Santos, afirmou que os donativos serão encaminhados para as comunidades de Água Santa, Ciríaco, Coxilha, Vila Lângaro, Pontão e Sertão. Conforme ele, as pessoas desses municípios foram atingidas por vendavais, granizo, entre outros fenômenos naturais que impactaram em estragos e perdas materiais enormes. “Eles perderam casas, estruturas e ferramentas que são usadas para sua subsistência. Pelo que apuramos foram 47 casas totalmente destruídas, mais de 100 estruturas e ferramentas atingidas e mais de 500 casas danificadas pelos temporais”. Por isso, Mattei enfatiza que a mobilização continua nos municípios afetados. Para a Defesa Civil ser ágil na entrega dos donativos trabalha com a coletividade da estrutura de outros órgãos do estado, como Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.