Pela missão de produzir e difundir conhecimento para a melhoria da qualidade de vida da população que, na segunda-feira, 26 de junho, em uma noite de homenagens, a Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu da Câmara de Vereadores de Soledade uma placa pelo reconhecimento dos seus 50 anos.
Reunindo a comunidade soledadense, a sessão solene contou com a presença de diversas autoridades. Para o reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, o momento foi de muita alegria pelo reconhecimento ao trabalho que a Universidade vem desenvolvendo desde 1984 no município. “É o reconhecimento da comunidade por tudo que a Universidade fez ao longo dos anos. Temos várias atividades desenvolvidas, tanto na formação de profissionais quanto na área de serviços que a Instituição disponibiliza para toda a comunidade de forma gratuita”, disse.
Em seu discurso, o reitor contou um pouco sobre a história da Universidade, destacando que a UPF já formou mais de 76 mil profissionais e que atualmente conta com mais de 600 alunos somente no Campus Soledade.
Segundo o diretor do Campus UPF Soledade, Idioney Oliveira Vieira, a ampliação da estrutura multicampi propiciou mais possibilidade de acesso à educação. “A criação do Campus Soledade oportunizou para as pessoas que não conseguem se deslocar, devido ao trabalho, para Passo Fundo ou para outros centros, acesso à formação superior aqui no município. É imensurável o ganho que traz para a comunidade”, observou.
Ainda conforme Vieira, além da formação profissional, os projetos de pesquisa por meio do Centro Tecnológico de Pedras, Gemas e Joias do Rio Grande do Sul, assim como os projetos de extensão, como Sajur; Projur Mulher; Balcão do Consumidor; Brinquedoteca, entre outros, ofertam atendimentos gratuitos à comunidade.
Expansão educacional promoveu desenvolvimento
O prefeito de Soledade, Paulo Ricardo Cattaneo, destacou em seu discurso que o município se preocupa e prioriza, por meio de ações, uma educação de qualidade, e registrou que a criação do Campus da UPF contribuiu para o desenvolvimento regional. “No momento em que a UPF tomou a decisão de fazer investimentos, criando os campi, evidentemente se expandiu e expandiu o desenvolvimento dos municípios e a valorização da região. Temos a qualificação profissional em um número bem maior a partir do campus da UPF Soledade, então, o município deve muito à Universidade porque temos recursos humanos sendo qualificados pelos professores da UPF”, afirmou.
A homenagem foi proposta pelo vereador Gustavo Baldissera e aprovada por unanimidade por todas as lideranças que compõem a Câmara de Vereadores de Soledade. “Ficamos muito felizes de podermos celebrar todo o progresso e todo o conhecimento que a UPF oportunizou nessa região. É muito importante reconhecermos iniciativas que deram certo. Não tenho dúvida de que existe um divisor de águas na região, antes da década de 1950, quando não tinha uma universidade, e depois, com a UPF, que conta com uma estrutura multicampi, excelentes professores, formando pessoas preparadas para atuarem no desenvolvimento da região e do país”, salientou.
A sessão solene contou com a manifestação de demais vereadores, assim como com a apresentação da Big Band Comunitária UPF. O presidente da Câmara de Vereadores de Soledade, Sergio Rodrigues da Silva, encerrou a homenagem. “A UPF Campus Soledade está de parabéns, e nós da Câmara de Vereadores estamos muito contentes por estarem aqui prestando o trabalho, formando e ajudando o município de Soledade a se desenvolver”, disse.
A sessão solene contou ainda com a presença de diversas lideranças, como o diretor da Faculdade de Direito e vice-reitor eleito de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Rogerio Silva; secretários municipais, representantes da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, professores, funcionários da Instituição, assim como presidentes, coordenadores e representantes de diversas entidades sindicais e de classe de Soledade.