Mais de 10 escolas de Marau participaram da primeira Estação de Leitura das Jornadas Literárias de Passo Fundo, no sábado, 30 de junho, na Escola Municipal Afonso Volpato. Alunos e professores compartilharam suas produções e percepções acerca das obras literárias trabalhadas. Participaram da solenidade de abertura o prefeito de Marau, Iura Kurtz; a secretária de Educação de Marau, Fernanda Brandoli; a vereadora Adriela Balotin Tonin; a diretora da escola Afonso Volpato, Luciana Francischeto; e a coordenadora da Divisão de Assuntos Comunitários da UPF, que representou a coordenação das Jornadas, Munira Awad.
Neste primeiro semestre, alunos e professores estão trabalhando com as obras dos escritores César Obeid (1º ao 3º ano), Antonio Schimeneck (4º ao 6º ano) e Anna Lee (7º ao 9º ano). Já no segundo semestre, os autores trabalhados serão Simone Pedersen (1º ao 3º ano), Helena Gomes (4º ao 6º ano) e Bento de Luca (7º ao 8º ano). Os alunos apresentaram os trabalhos confeccionados a partir das obras lidas desses autores, por meio de música, cartazes, maquetes e teatro.
A representante da coordenação das Jornadas, Munira Awad, destacou o orgulho da Universidade em promover as Estações de Leitura, em prol da formação de novos leitores. A secretária de Educação de Marau, Fernanda Brandoli, também enfatizou a importância dessa movimentação literária. "Falo em nome de todos os educadores e alunos marauenses, os quais participaram de várias edições das Jornadinhas de Literatura e afirmo, com toda a convicção, que ver o projeto Caminhos e estações sendo efetivado em Marau traz um sentimento pleno de realização e de múltiplas oportunidades, de construir um processo riquíssimo de interação com as obras, autores e com uma diversidade de interlocutores, o que significa um grande passo em prol de uma comunidade leitora”, ressalta a secretária de Educação.
O Grupo de Danças Folclóricas da UPF, ligado à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, também realizou apresentação artística no evento. A ação “Caminhos e estações: leitores e autores” faz parte do projeto Jornada em Movimento, que tem o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas pelas Jornadas Literárias, com foco na formação permanente de leitores.
Estações de Leitura
Em Passo Fundo, a próxima atividade ocorre no dia 26 de outubro, na Escola São Luiz Gonzaga, e no dia 19 de novembro, na Escola Padre José de Anchieta. Marau receberá novamente a Estação no dia 10 de novembro, na Escola Municipal Vinte e Oito de Fevereiro.
Encontro com autores
Outra atividade que ocorre no projeto Jornada em Movimento neste ano é o Encontro com os autores. Os encontros serão realizados nos dias 2, 3 e 4 de julho e são uma oportunidade de os estudantes debaterem as obras dos escritores trabalhadas em sala de aula com os agentes de leitura. A primeira cidade a receber os três escritores é Lagoa Vermelha, nesta segunda-feira, 2 de julho. O encontro será no Campus da UPF. Em Marau, o encontro será no dia 3, na Casa de Cultura, a partir das 8h30min. Já Passo Fundo recebe a ação no dia 4, a partir das 9 horas, no Centro de Eventos da UPF, Campus I.
Sobre o projeto Jornada em Movimento
“Caminhos e estações: leitores e autores” faz parte do projeto Jornada em Movimento, que tem o objetivo de dar continuidade às atividades realizadas pelas Jornadas Literárias, com foco na formação permanente de leitores.
Em 2018, o projeto está sendo desenvolvido em Passo Fundo e nos municípios de Marau e Lagoa Vermelha, em três momentos que incluem a formação dos agentes de leitura, por meio do curso de extensão “A leitura multiplicada: a formação do agente de leitura”, as Estações de Leitura e o encontro com os escritores.
No projeto Caminhos e estações, os encontros serão semelhantes aos da Jornadinha Nacional de Literatura: os estudantes encontrarão os autores cujas obras foram lidas mediante a ação do agente de leitura e dos trabalhos apresentados nas Estações. A única diferença é que não haverá rodízio entre os autores.