Técnicos da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) monitoram o transbordo da carga de metanol do caminhão que tombou no Km 200 da RS 324, entre Passo Fundo e Marau, região Norte do estado. O capotamento ocorreu por volta das 7h desta segunda-feira (23) e interrompeu o trânsito na pista nos dois sentidos. O bloqueio permanecerá até o final do trabalho de transbordo.
De acordo com a engenheira química da Divisão de Emergências Fabiane Vitt, a Fepam orienta a operação no local do acidente, pois há risco de explosão durante o processo de transferência da carga para outro veículo. "Depois disso, poderemos informar com precisão a quantidade da carga que vazou da carreta", informou a engenheira.
Estima-se que o caminhão continha aproximadamente 43 mil litros da substância. Além de inflamável, o metanol também é tóxico. Após o monitoramento da etapa de transbordo, os técnicos da Fepam percorrerão o curso do arroio Burro Preto, que fica às margens da rodovia, para averiguar se o vazamento do líquido acarretou na morte de animais. Também será avaliada a necessidade de remoção do solo contaminado.