Um acidente por dia na ERS-324

Rodovia segue palco de acidentes no mês de agosto

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Ontem, um acidente entre dois caminhões deixou a rodovia trancada toda a manhã e parte da tardeOntem, um acidente entre dois caminhões deixou a rodovia trancada toda a manhã e parte da tarde
Ontem, um acidente entre dois caminhões deixou a rodovia trancada toda a manhã e parte da tarde
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Uma rodovia mais segura, com menos buracos e oferecendo mais segurança para motoristas, passageiros e pedestres. Com esse objetivo a ERS-324 foi revitalizada. No entanto, as reformas feitas entre Passo Fundo e Marau não surtiram um efeito imediato na redução de números de acidentes entre o km 187 e 247. Somente nestes primeiros dias de agosto, já foram registradas 15 ocorrências.

Com a média de um acidente por dia, agosto ainda não superou a marca de 2017, quando foram registradas 23 ocorrências em todo o mês – nove lesões corporais, na comparação com 14 do ano passado. Levando em consideração apenas os caminhões, o número já é superior, mesmo faltando 15 dias para o encerramento do mês. Foram sete acidentes em 2017 e seis no ano passado. Em ambos os recortes, três resultaram em lesões.

“É uma pista em que você não pode imprimir muita velocidade. Caminhão, carreta e bitrem exigem maiores cuidados. É mais difícil você ter controle. Imagina você com um caminhão carregado com 40 toneladas, dificilmente vai frear da mesma forma que um veículo leve. O comportamento na curva é diferente. Se o motorista vacilar alguns segundos, será o suficiente para invadir a pista contrária e se chocar com outro veículo”, explicou o capitão que responde pelo 1ºBRBM, Marcus de Lima Santos Vieira. Na visão do Daer, a rodovia apresenta ótimas condições.

 

Desnível
Uma das principais reclamações dos motoristas após a revitalização é em relação a um possível desnível entre pista e acostamento. De acordo com a assessoria de imprensa do Daer, a pista recebeu serviços de fresagem e recomposição com uma camada 12 centímetros e duas camadas de quatro centímetros de concreto betuminoso usinado a quente. No entanto, a geometria da rodovia (largura das pistas de rolamento, 3ª pista, acostamentos, superlarguras e super-elevações) foi mantida, permanecendo as mesmas anteriores ao restauro. Desta forma, o Daer implantou brita graduada para suavizar a inclinação. Na visão do capitão, mesmo que possua algum desnível, não existem registros que comprovem como causa principal de um acidente.

 

Aceleração
Com a pista reformada, muitos condutores aproveitam para dirigir em alta velocidade. No entanto, a ausência de buracos diminui o risco de acidentes, mas não em sua totalidade. “O que pedimos agora é mais prudência para os motoristas. Sabemos que a grande maioria dos acidentes são provocados pelo fator humano, pela imprudência do motorista”, completou Marcus.

 

Fiscalização
O Daer informa que está realizando estudos para implantação de novos dispositivos de fiscalização de velocidade no trecho e pede que os motoristas respeitem o limite de velocidade. A rodovia possui um pardal no km 196,1, uma lombada na localidade de Independência e lombadas físicas na chegada de Marau. Por sua vez, a sinalização horizontal da ERS-324 foi renovada após a conclusão dos serviços no pavimento da rodovia. A entidade também comunica que está revitalizando a sinalização vertical, que consiste na implantação de placas.

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