A romaria de Ibiaçá reúne anualmente milhares de fiéis no Santuário de Nossa Senhora Consoladora. O evento religioso, que neste ano chega à 67ª edição, tem expectativa de receber mais de 100 mil peregrinos de toda a região entre este sábado (23) e domingo (24), advindos especialmente das cidades vizinhas - Passo Fundo, Lagoa Vermelha, Sananduva e Tapejara. O percurso é feito pelos fiéis, muitas vezes a pé, como forma de penitência ou agradecimento. De acordo com o reitor do Santuário, padre Édio Brezolin, a romaria conta com a auxílio de aproximadamente mil voluntários da própria comunidade que atuam na ornamentação, praça de alimentação, liturgia, fiscalização e limpeza do local.
O pregador da Romaria, neste ano, será o Bispo Dom Sílvio Guterres Dutra, da Diocese de Vacaria e o tema escolhido foi Consoladora, mãe que ama e cuida da vida. “O Santuário de Nossa Senhora Consoladora é a nossa mãe, então a visita à ela significa agradecer as bençãos, as graças recebidas, mas também pedir forças e ajuda. As pessoas vem porque é um lugar que elas se sentem bem. Que os romeiros venham tranquilos, com calma e com o coração desarmado para aproveitar o que nossa Senhora tem a dar para o mundo”, ressalta o padre Brezolin, que afirma ainda que a cada ano a cidade percebe uma movimentação maior dos peregrinos.
Preparativos
Há meses a organização trabalha em melhorias em torno do Santuário. A cidade também recebe aporte das Secretarias Municipais, com limpeza de ruas, quadra da mata, espaços públicos para bem acolher os romeiros que de longe chegam para agradecer ou pedir graças. Muitos se acampam na quadra da mata.Para o prefeito em exercício de Ibiaçá, Angelo Golin, a Romaria é a expressão da fé do povo ibiaçaense que acolhe o ano inteiro devotos e se alegra em receber tantos romeiros de Nossa Senhora. “Estamos com frentes de trabalho atuando em diversos pontos da cidade para garantir a infraestrutura necessária para o evento”, diz Golin.
História
A história de Ibiaçá está diretamente ligada a Romaria. Antes mesmo da emancipação da cidade, surgiu a devoção a Nossa Senhora Consoladora. Toda a cidade foi se estruturando ao redor do santuário e as famílias foram se constituindo sob o manto protetor da divindade. O Padre Narciso Zanatta havia feito uma promessa de que, se fosse padre, levaria a devoção a Nossa Senhora para onde fosse trabalhar. Tomou posse da paróquia local, por provisão expedida pelo Bispo Dom Cândido Maria Bampi, no dia 10 de fevereiro de 1952, e conseguiu realizar a primeira romaria em maio do mesmo ano – dias 23, 24 e 25. Hoje, o evento tomou grande proporção e atrai cada vez mais romeiros que buscam fortalecer a fé.
Percurso
Para quem segue de Passo Fundo até o Santuário de Nossa Senhora Consoladora, deve percorrer cerca de 80km, seguindo por Coxilha e Tapejara até chegar em Ibiaça. O percurso de carro leva cerca de 1h10min. Já para os romeiros que seguem viagem a pé, são mais de 14h de caminhada.
Programação
23.02 - Sábado
Missa no interior do Santuário às 7h, 9h, 11h, 14h e 16h
18h - Terço no altar campal
19h30min - Encerramento da novena; Missa e procissão luminosa com carro andor
24.02 - Domingo
Missa no interior do Santuário às 5h15min, 6h30min, 7h30min, 8h30min
10h - Missa no altar campal
13h - Missa no Santuário
15h - Benção final e procissão com carro andor