Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal é novidade na Expodireto

UPF é parceira da Expodireto desde a primeira edição e, a cada participação, oportuniza para o público visitante acesso a tecnologias diversas

Por
· 2 min de leitura
Estande da UPF está montado próximo ao Pavilhão da Agricultura FamiliarEstande da UPF está montado próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar
Estande da UPF está montado próximo ao Pavilhão da Agricultura Familiar
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

 

A inserção em uma região com agricultura e agronegócio promissores e a qualidade na formação de profissionais nessa área do conhecimento tornam a Universidade de Passo Fundo (UPF) reconhecida pela tradição no ensino de ciências agrárias. Para disponibilizar os produtos, os serviços e as pesquisas que contribuem com o desenvolvimento da produção agrícola, a UPF estará presente na Expodireto Cotrijal 2019, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, com alcance internacional. O evento acontece de 11 a 15 de março, em Não-Me-Toque.

 

A UPF é parceira da Expodireto desde a primeira edição e, a cada participação, oportuniza para o público visitante acesso a tecnologias diversas e ao que há de mais novo em pesquisas e inovação. No estande institucional da Universidade, estarão disponíveis informações sobre diferentes cursos de graduação e pós-graduação, serviços, setores e laboratórios. Entre os setores representados na Feira, estarão o Centro de Pesquisa em Alimentação (Cepa) e o Serviço de Análise de Rebanhos Leiteiros (Sarle), com novidades em análise de leite, e o Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal, também com informações sobre os serviços oferecidos pelo espaço. Além desses, estarão presentes os laboratórios de Diagnóstico de Mormo; de Solos; de Sementes e de Aveia. O Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e o Serpentário terão participação, com exposições e informações ao público.

 

Novos exames para análise leiteira
A fim de melhorar os índices reprodutivos, o Sarle amplia seu portfólio com novidades em análise de leite e apresenta a novidade na Expodireto 2019. A iniciativa é pioneira no Rio Grande do Sul e o Sarle é o primeiro laboratório do estado a oferecer o serviço que detecta a prenhez bovina utilizando amostras de leite e antecipando o diagnóstico para 28 dias de gestação. Atualmente, o diagnóstico é realizado aos 42 dias de gestação por meio de exame ultrassonográfico ou aos 60 dias de gestação através da palpação transretal realizada pelo médico veterinário.

 

A análise utiliza o leite como ferramenta diagnóstica e as amostras podem ser coletadas pelo próprio fazendeiro, dispensando manejos adicionais do rebanho. O exame detecta uma glicoproteína fetal no leite, que é liberada pela vaca gestante a partir do 28º dia de gestação. O benefício do diagnóstico precoce de gestação é identificar vacas não gestantes e imediatamente realizar avaliação veterinária para tomar medidas cabíveis no intuito de minimizar perdas econômicas.

 

Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal
Durante a Expodireto, a UPF terá a apresentação oficial dos serviços disponibilizados pelo Centro de Diagnóstico e Pesquisa de Sanidade Animal (CDSA), que possibilita aos produtores e às agroindústrias aporte tecnológico para o desenvolvimento da produção. No espaço, são realizadas análises, atendendo às demandas do Programa Nacional de Sanidade Avícola, do Programa Nacional de Sanidade Suídea e do Programa Nacional de Controle de Erradicação de Tuberculose e Brucelose.

 

A criação do Centro de Diagnóstico, em 2017, foi encaminhada por meio de um projeto para a Secretaria de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. A iniciativa foi contemplada com recursos de R$ 655 mil para investimentos em equipamentos para realizar os ensaios. O laboratório está implantado junto ao Módulo II do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque). 

Gostou? Compartilhe