Fim de semana será marcado pelas baixas temperaturas

Previsão para este sábado e domingo indica mínimas próximas a 0°C e formação de geada intensa

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

A entrada de uma massa de ar de origem polar derrubou bruscamente as temperaturas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, ainda na madrugada dessa sexta-feira (2). Em Passo Fundo, a mínima chegou a 4°C e veio acompanhada de uma área de instabilidade que provocou 19mm de chuva – o equivalente a 10% da média histórica esperada para o mês de agosto. O resultado da combinação entre precipitação e baixas temperaturas foi, ainda, o registro de um ligeiro episódio de queda de granizo de fraca intensidade no município.

De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, para quem não é um grande fã do inverno as notícias para o fim de semana são, novamente, pouco animadoras. Embora a possibilidade de granizo não se repita e a previsão indique tempo firme na região, as temperaturas, por outro lado, continuam em declínio acentuado. Neste sábado e domingo, a mínima não passa de 1°C.  Há também grandes chances de formação de geada intensa em ambos os dias.

As temperaturas baixas não são uma novidade para o período – em agosto do ano passado, ainda conforme Sampaio, também houve registro de dias com mínimas próximas a 0°C. O que surpreende é a amplitude térmica observada entre quinta e sexta-feira. “Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e a máxima. Essa diferença chegou a 22°C. Enquanto na quinta-feira a máxima em Passo Fundo foi de 26°C, na sexta a mínima caiu para 4°C”, aponta.

Os termômetros voltam a marcar temperaturas mais agradáveis somente na segunda-feira, quando a máxima chega a 19°C e a mínima sobe para 4°C. “Mas ainda há probabilidade de formação de geada, mesmo que não tão forte quanto no fim de semana. Então devemos ter três geadas no início de agosto”.

Quanto à precipitação, Sampaio garante que a chance de retorno das chuvas antes de quinta-feira (8) é extremamente baixa. “Mas devemos ter mais chuvas ao longo do mês. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia afirma em seu prognóstico para agosto, a temperatura da superfície do mar no pacífico equatorial ainda caracteriza a atuação de um El Niño fraco para o mês, fazendo com que tenhamos chuvas de dentro a acima da média histórico”.

Possibilidade de neve no Estado

O frio foi tanto que, na sexta-feira, o Inmet chegou a emitir um alerta para chance de neve nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A previsão, porém, se confirmou apenas em São José dos Ausentes, município onde nevou por cerca de dois minutos no começo da tarde de ontem. Ainda há chance de ocorrência do fenômeno neste sábado.

 

Gostou? Compartilhe