A entrada de uma massa de ar de origem polar derrubou bruscamente as temperaturas em todas as regiões do Rio Grande do Sul, ainda na madrugada dessa sexta-feira (2). Em Passo Fundo, a mínima chegou a 4°C e veio acompanhada de uma área de instabilidade que provocou 19mm de chuva – o equivalente a 10% da média histórica esperada para o mês de agosto. O resultado da combinação entre precipitação e baixas temperaturas foi, ainda, o registro de um ligeiro episódio de queda de granizo de fraca intensidade no município.
De acordo com o observador meteorológico da Embrapa Trigo/Inmet, Ivegndonei Sampaio, para quem não é um grande fã do inverno as notícias para o fim de semana são, novamente, pouco animadoras. Embora a possibilidade de granizo não se repita e a previsão indique tempo firme na região, as temperaturas, por outro lado, continuam em declínio acentuado. Neste sábado e domingo, a mínima não passa de 1°C. Há também grandes chances de formação de geada intensa em ambos os dias.
As temperaturas baixas não são uma novidade para o período – em agosto do ano passado, ainda conforme Sampaio, também houve registro de dias com mínimas próximas a 0°C. O que surpreende é a amplitude térmica observada entre quinta e sexta-feira. “Amplitude térmica é a diferença entre a temperatura mínima e a máxima. Essa diferença chegou a 22°C. Enquanto na quinta-feira a máxima em Passo Fundo foi de 26°C, na sexta a mínima caiu para 4°C”, aponta.
Os termômetros voltam a marcar temperaturas mais agradáveis somente na segunda-feira, quando a máxima chega a 19°C e a mínima sobe para 4°C. “Mas ainda há probabilidade de formação de geada, mesmo que não tão forte quanto no fim de semana. Então devemos ter três geadas no início de agosto”.
Quanto à precipitação, Sampaio garante que a chance de retorno das chuvas antes de quinta-feira (8) é extremamente baixa. “Mas devemos ter mais chuvas ao longo do mês. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia afirma em seu prognóstico para agosto, a temperatura da superfície do mar no pacífico equatorial ainda caracteriza a atuação de um El Niño fraco para o mês, fazendo com que tenhamos chuvas de dentro a acima da média histórico”.
Possibilidade de neve no Estado
O frio foi tanto que, na sexta-feira, o Inmet chegou a emitir um alerta para chance de neve nos Campos de Cima da Serra Gaúcha. A previsão, porém, se confirmou apenas em São José dos Ausentes, município onde nevou por cerca de dois minutos no começo da tarde de ontem. Ainda há chance de ocorrência do fenômeno neste sábado.