Na manhã desta quinta-feira (13), a Polícia Civil de Erechim deflagrou a Operação Origem, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa envolvida no tráfico de drogas e em uma série de outros crimes praticados na cidade de Erechim e região.
A investigação, realizada pela DRACO de Erechim, durou aproximadamente 09 meses e identificou os indivíduos que faziam parte do grupo criminoso organizado, inclusive os líderes da organização (dois presos recolhidos na Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas - PASC). Nesse período também foram realizadas várias prisões/apreensões (menores infratores) em flagrante por tráfico de drogas e outros crimes/atos infracionais cometidos pelos criminosos.
Além do tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas o grupo também é responsável por homicídios ligados ao tráfico de drogas, roubos a joalherias (dois estabelecimentos assaltados em Barão de Cotegipe e um em Erechim, todos no ano de 2019), corrupção de menores, entre outros delitos.
Ainda conforme a investigação, a organização criminosa atua, especialmente, no bairro São Cristóvão, em Erechim.
Na ação desencadeada nesta data pela polícia foram presos preventivamente 21 pessoas, todas envolvidas com o grupo criminoso organizado, sendo 02 dessas prisões efetuadas na cidade de Porto Alegre, pelo DENARC, da Polícia Civil. Foram cumpridos também 16 mandados de busca e apreensão em diversos locais do município de Erechim que resultaram na obtenção de mais material probatório relacionado aos crimes investigados pela DRACO. Entre prisões e buscas, 40 ordens judiciais foram executadas pela Polícia Civil.