A Arena Agrodigital, que busca ser um espaço inovador e que auxilie o produtor rural, foi inaugurada na manhã de hoje, 2, durante a 21ª Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque. A Arena é uma área de convergência de tecnologias com mais de 1.700m², nos quais estão distribuídas 26 empresas, sendo 20 em estandes e 6 em mesas de negócios que apresentam e debatem as tecnologias digitais do agronegócio, que têm transformado a forma do agricultor trabalhar e buscar resultados.
Para o presidente da Cotrijal, Nei César Manica, esse é um espaço inovador que apresenta o conceito do Agro 4.0 para os produtores, ajudando-os a entender a importância da tecnologia e massificar seu uso nas propriedades. “Esse é um marco, um divisor de águas dentro da Expodireto”, destacou, ao mesmo tempo em que citou a mudança de cultura que a tecnologia pode proporcionar para os agricultores.
Representando o presidente da república Jair Bolsonaro, o ministro da Cidadania Onyx Lorenzoni comentou sobre os dois vetores essenciais presentes no espaço da Arena, a tradução da tecnologia para o produtor e a geração de novas tecnologias que proporcionarão crescimento para o setor.
Já a ministra da Agricultura Tereza Cristina argumentou sobre a necessidade de democratizar a tecnologia que já existe, que precisa chegar ao campo para auxiliar efetivamente o produtor.
Também presente na inauguração da Arena, o governador do Estado, Eduardo Leite, salientou o quanto o avanço digital pode contribuir para que o Rio Grande do Sul seja uma referência em tecnologia para o agronegócio.
Arena - Um espaço de convergência
O objetivo da Arena, segundo o gerente de TI, Qualidade e Processos da Cotrijal, Luiz Felipe Lopes, é expor nas 70 palestras programadas as experiências em inovação e tecnologia dos próprios expositores e apresentar alternativas e soluções que podem trazer benefícios nas propriedades.
Para ele, o principal problema da tecnologia nas propriedades rurais é a conexão e convergência entre os sistemas que já existem. A Cotrijal, através da Arena, quer mostrar o caminho que os produtores e associados podem seguir. “Uma plataforma simples, onde tudo esteja convergindo para o mesmo local, isso é o ideal”, salientou.
A Arena tem estrutura circular e formato de arena multipalco, conta com quatro auditórios com 80 lugares, com telões de projeção de conteúdo e fones multicanal, área de credenciamento, cafeteria e lounge. O espaço estará aberto para visitação de 2 a 6 de março, com programação das 9h às 11h e das 14h às 17h.