Um espaço circular com 1,6 mil metros quadrados dedicado à tecnologia e inovação. Assim, a Arena Digital se apresenta como a principal novidade da 21ª edição da Expodireto Cotrijal, que teve início na manhã desta segunda-feira (2) na cidade de Não-Me-Toque.
Até sexta-feira (6), os agricultores e expositores do agronegócio mundial se cruzam pelo parque de exposições para conhecer e demonstrar o que há de mais novo em tecnologia de precisão, cultivo e rendimento de produção agrícola. "Que o produtor venha aqui com desejo de conhecimento", aconselhou o presidente da Cotrijal, Nei César Mânica. "Queremos transformar aquela arena em um laboratório de tecnologia", enfatizou.
Se, em 2019, as cifras giraram em torno de R$ 2,4 bilhões, a expectativa, como ponderou ele, é superar os negócios consolidados nesta que é uma das principais vitrines do agronegócio do continente. "A conectividade é de extrema importância para ligar o homem do campo aos negócios", disse Nei. O desenvolvimento científico apresentado na Expodireto, aliás, é sinônimo de progresso aos balanços comerciais brasileiros, como destacou a ministra da Agricultura, Tereza Cristina. "O Brasil tem tecnologia, precisa ser mais ousado", mencionou ela.
Escoamento
Um dia após a entrega oficial da ampliação da ERS-142, que liga os municípios de Não-Me-Toque a Carazinho, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), anunciou a abertura de um edital para destinar recursos financeiros ao terminal logístico do Porto de Rio Grande, a partir da ampliação na abertura do mercado de arroz para o estado. "O Rio Grande do Sul é pró-negócio. É preciso incentivar o ganho de precisão para o agronegócio", falou.
Programação
A programação de palestras dos quatro auditórios dentro da Arena será aberta nesta segunda-feira, às 14h, com Gil Giardelli, um dos nomes mais influentes em termos de pesquisa da cultura digital. Com 15 anos de experiência, ele vai trazer um panorama sobre as macrotendências em inovação e tecnologia.
Outro atrativo na 21ª edição será a programação de palestras agendadas no Auditório do Pavilhão Internacional - International Point -. Está prevista a participação de especialistas estrangeiros de vários países. Dentre eles, Alemanha, Argentina, Espanha, Índia, Israel, Estados Unidos, Holanda, Nigéria, Paraguai, além do Brasil, que têm também muito a compartilhar e contribuir com os outros países no Agronegócio.
A Expodireto Cotrijal marca o calendário do agronegócio até sexta-feira (6), data prevista para o encerramento da edição.