A prefeita de Serafina Corrêa, Maria Amélia Arroque Gheller, faleceu na madrugada deste sábado (18), no Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), em Passo Fundo, após nova internação para tratamento de um câncer no pâncreas com metástase que atingiu o fígado.
Com o diagnóstico da doença, ocorrido há dois anos, a governante da municipalidade pediu afastamento do cargo por razões de saúde, transmitindo-o, de forma interina, ao vice-prefeito, e companheiro de siga partidária, Valdir Bianchet (MDB). O óbito foi comunicado pela filha mais nova de Maria Amélia, Luísa Arroque Gheller, pelas redes sociais. "Ela foi muito guerreira até o último segundo dessa luta contra o câncer. E graças as orações e ao carinho de todos vocês, ela teve oportunidade de permanecer conosco por muito mais tempo do que a própria medicina previa", escreveu.
Segundo Luísa, a prefeita "foi abençoada com uma morte serena e tranquila". "Temos certeza que ela está em paz", prosseguiu.
Pioneirismo
Primeira mulher a chefiar o Executivo na municipalidade, em mais de meia década de emancipação político-administrativo, Maria Amélia dedicava-se a dar aulas particulares de Música antes de lançar a candidatura. Na última manifestação pública, em outubro de 2018, ela aparece em um vídeo no centro religioso do HSVP cantando a súplica de Nossa Senhora do Rosário, padroeria do município e santa a qual era devota. "Esse canto eu realizei minutos antes de receber alta onde durante 28 dias estive hospitalizada, mas onde também fui muito abençoada", disse ela, à época.
Foto: Reprodução/Facebook/Arquivo Pessoal
Também pelas redes sociais, o Poder Público Municipal de Serafina Corrêa decretou luto oficial por 8 dias em razão do falecimento. Durante esse período, as bandeiras permanecerão a meio mastro em frente à Prefeitura e pontos turísticos da cidade. "Fica o agradecimento do povo serafinense à querida Prefeita Maria Amélia, que tanto contribuiu para o crescimento social e cultural de nosso município e de nossa gente", diz o comunicado.
Sepultamento
Aberto ao público até às 15h, o velório está sendo realizado na Capela São Pelegrino, em Serafina Corrêa, com restrição de circulação de pessoas. O sepultamento está previsto para o final desta tarde.
Aos 52 anos, Maria Amélia deixa duas filhas, Luísa e Virgínia, o marido (e ex-prefeito da mesma cidade na década de 1990), e uma neta, com um ano e meio de idade.