Na última sexta-feira (26) o governo do Rio Grande do Sul estabeleceu a bandeira preta, sem cogestão, para todo o estado. Passo Fundo já estava com essa classificação, no entanto agora não pode mais adotar os protocolos de bandeira vermelha. Os dados divulgados semanalmente pelo estado em uma nota técnica revelam o crescimento exponencial de hospitalizações e casos na região Covid-19 de Passo Fundo. Os números são referentes a semana entre 19 e 25 de fevereiro, em comparação à semana anterior. Neste levantamento, também constam dados municipais divulgados na sexta-feira (26), que contabilizam os números até a quinta-feira (25).
Hospitalizações
O número de novos registros de hospitalizações por Covid-19 aumentou 151% na região. Nos sete dias anteriores ao levantamento foram 241 novas hospitalizações, enquanto na semana anterior foram 96.
As internações em UTI por Síndrome respiratória aguda grave (SRAG), cresceram 24,3%, passando de 74 para 92. Em relação às internações em UTI de casos confirmados para a Covid-19, o crescimento foi de 14,5%, com dez casos a mais, chegando a 79 na última semana. Nos leitos clínicos para Covid-19, o aumento foi de 28.6%, passando de 161 para 207.
O número de leitos de UTI livres para atender Covid-19 no último dia do levantamento ficou negativo, chegando a -5, enquanto na semana anterior eram 15 leitos livres.
Nos dois maiores hospitais da cidade há fila de espera por leitos nas UTIs. No Hospital São Vicente de Paulo, quatro pacientes aguardavam um leito UTI Covid-19 na tarde de segunda-feira (01), no entanto, a instituição já abriria novos leitos e os pacientes iriam em breve ocupá-los.
No Hospital de Clínicas, a fila de espera também era de quatro pacientes e a ocupação já passa o teto de leitos de UTI Covid-19 disponíveis. O hospital dispõe de 23 leitos de UTI e 51 clínicos, tendo 25 pacientes em UTIs e 50 nos clínicos.
Óbitos
A região teve 36 óbitos na última semana, um aumento de 157.1%, em relação a 14 na semana anterior.
Casos
Antes mesmo da cidade de Passo Fundo ultrapassar a marca de mil casos ativos, o indicador cresceu 32,2% na região, passando de 1526 para 2018. Quanto aos casos recuperados nos 50 dias prévios à penúltima semana, comparado à anterior, foi registrada uma queda de 8,1%. A razão entre as duas variáveis teve um aumento de 44,0%.
Conforme o boletim municipal, nos 15 dias até quinta, a média era de 117 casos novos confirmados para o coronavírus por dia. Na semana epidemiológica entre 14 e 20 de fevereiro foram 779 casos confirmados e na última 663, no entanto ela está incompleta devido a data de divulgação do boletim.
Atendimentos
Antes de fevereiro terminar, Passo Fundo já registrava o maior número de atendimentos no CAIS Petrópolis, o Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19” e no CAIS Boqueirão, segundo local destinado a atendimento de pacientes com suspeita da doença. Foram 6.610 atendimentos no total, a maioria no CAIS Petrópolis, que recebeu mais de 4,5 mil pacientes durante o mês. Até então, dezembro registrava o maior número de atendimentos, com 5.141 registros no CAIS Petrópolis.
Bandeiras
Três dos quatro indicadores específicos da região de Passo Fundo ficaram em bandeira preta:
- Incidência (número de hospitalizações por Covid-19 para cada 100 mil habitantes): Bandeira Preta;
- Projeção de óbito: Bandeira Preta;
- Velocidade de avanço (hospitalizações confirmadas nos últimos 7 dias / hospitalizações confirmadas nos 7 dias anteriores): Bandeira Preta;
- Estágio da evolução na região (ativos/recuperados): Bandeira Laranja.